Covid-19: Infetados todos os utentes de lar em Argozelo, Vimioso

| Norte
Porto Canal com Lusa

O número de utentes infetados pelo SARS-CoV-2 no Lar de Argozelo, no concelho de Vimioso, subiu para 23, após a deteção de mais nove casos positivos depois uma nova testagem efetuada na sexta-feira, anunciou hoje a instituição.

Entre os idosos, "temos mais nove novos casos positivos. Os utentes do lar estão todos infetados. A este número juntam-se mais dois funcionários que também testaram positivo para o novo coronavírus, número que sobe para sete casos de infeção" entre o quadro de pessoal, explicou à Lusa António Oliveira, membro da direção daquela instituição do distrito de Bragança.

O responsável, deixou a garantia que todos os utentes "estão estáveis" e que estão a ser acompanhados por um médico e enfermeiros.

No Lar do Centro Social Nossa Senhora das Dores, registou-se a morte de duas utentes com 84 e 89 anos, que tinham outras patologias associadas.

Segundo António Oliveira, as autoridades públicas de saúde testaram na sexta-feira toda a comunidade do Lar do Centro Social Nossa Senhora das Dores, em Argozelo, composta por 37 pessoas, incluindo elementos da direção.

O lar já foi sujeito a vários processos de desinfeção levado a cabo pela Proteção Civil Municipal.

O primeiro caso detetado no Lar do Centro Social Nossa Senhora das Dores, em Argozelo, aconteceu no dia 02 de dezembro.

Segundo o último boletim epidemiológico emitido na sexta-feira pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, a que a Lusa teve acesso, o concelho de Vimioso registava 84 casos ativos de covid-19.

O mesmo documento indica que na vila de Argozelo há um surto com 62 casos ativos registo efetuado até às 15 horas de sexta-feira.

De acordo com o mesmo boletim, no distrito de Bragança, que é composto por 12 concelhos, há 688 pessoas com a doença ativa provocada pelo SARS-CoV-2 e o registo de 77 mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,5 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 5.461 em Portugal.

FYP // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.