Museu Nadir Afonso em Chaves celebra centenário do nascimento do pintor com exposição

| Norte
Porto Canal com Lusa

Chaves, Vila Real, 03 dez 2020 (Lusa) -- O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, recebe, a partir de sexta-feira e durante um ano, a exposição "Nadir Afonso, entre o local e o global", como forma de celebrar o centenário do nascimento do pintor.

A exposição, que é inaugurada na sexta-feira e decorre até ao dia 06 de dezembro de 2021, contempla duas linhas temporais, com um olhar retrospetivo sobre a arte de Nadir, explicou, em comunicado, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), em Chaves, no distrito de Vila Real.

Além da "apresentação de uma cronologia da vida e obra do Mestre", terá ainda "uma seleção de obras pertencentes ao património artístico municipal, e ao espólio em depósito no MACNA, por protocolo com a Fundação Nadir Afonso".

Ao longo de um ano, a obra de Nadir Afonso será o "ponto de partida de exposições, conferências, 'ateliers', visitas orientadas e outros encontros".

Com a curadoria de Maria do Mar Fazenda, a exposição tem como guião "um artigo que Nadir escreveu, em 2007, para o Jornal de Letras, Artes e Ideias, 'Local e universal', cujo título inspirou a nomeação do programa comemorativo".

"Este texto, escrito na primeira pessoa, segue um olhar retrospetivo, que parte do presente, mas também pressente um futuro", pode ler-se.

"Partindo do traçado de uma panorâmica sobre a vida e obra de Nadir Afonso, é apresentado um percurso por obras representativas dos seus vários períodos e de produção em várias frentes: a Arte, a Arquitetura e a Teoria", acrescenta.

O pintor, arquiteto e pensador Nadir Afonso Rodrigues nasceu em Chaves, a 04 de dezembro de 1920, e morreu, aos 93 anos, em 2013.

Diplomou-se em arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e trabalhou com arquitetos de renome como Le Corbusier e Oscar Niemeyer, mas viria a trocar esta área pela pintura, alcançando reconhecimento internacional.

Foi distinguido em 1967 com o Prémio Nacional de Pintura e, em 1969, com o Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso.

Foi condecorado com o grau de Oficial (1984) e de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada (2010).

 

DYMC (CCM) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.