Assembleia Municipal de Alcoutim pede urgência na dragagem do Guadiana

| País
Porto Canal / Agências

Alcoutim, 02 mai (Lusa) -- A Assembleia Municipal de Alcoutim aprovou, por unanimidade, uma moção a recomendar ao Governo a execução urgente dos trabalhos acordados entre Portugal e Espanha para o desassoreamento da barra do Guadiana e a melhoria da navegabilidade do rio.

Alcoutim é um dos concelhos do Baixo Guadiana que tem o seu território separado de Espanha pelo rio e a Assembleia Municipal (AM) está "preocupada com o adiamento sucessivo dos trabalhos de desassoreamento e melhoramento da navegabilidade do canal internacional de navegação", que impedem um maior desenvolvimento das atividades ligadas ao turismo náutico.

No texto da moção, o órgão autárquico considera que os trabalhos têm sido "sucessivamente adiados" apesar de as obras serem "necessárias" e "fundamentadas" e contarem com "garantias oficiais de financiamento, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP)".

É também sublinhado que, no fim de março, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve anunciou que tinha sido assinado, pelo diretor da Agência de Portos da região autónoma espanhola da Andaluzia e o diretor-geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, entidade tutelada pelo ministério da Agricultura e do Mar, um "memorando de entendimento" para avançar com a dragagem da barra do rio.

Estes trabalhos de dragagem da barra, da foz até à Ponte Internacional do Guadiana, ficariam a cargo da Agência de Portos da Andaluzia e a melhoria das condições de navegabilidade do rio, da ponte até ao Pomarão, no concelho de Mértola, ficariam sob a responsabilidade das autoridades portuguesas, segundo o memorando.

Mas a Assembleia Municipal de Alcoutim recordou anúncios anteriores feitos pela CCDR a dar conta de prazos para início das obras, que não se verificaram, e apontou notícias recentes publicadas na imprensa a reportar "dificuldades financeiras" do Estado português para avançar com obras de melhoria da navegabilidade a montante da ponte internacional do Guadiana.

A navegabilidade do rio entre Vila Real de Santo António, junto à foz, e o Pomarão, a cerca de 50 quilómetros, é para a AM de Alcoutim "fundamental para a dinamização dos tecidos sócio-económicos dos concelhos ribeirinhos de Portugal e Espanha".

As obras são, por isso, "decisivas para melhorar a oferta de serviços e proporcionar a melhoria das condições de navegabilidade e de segurança" às embarcações de recreio que entram e percorrem o rio, defendeu a AM, que pede ao Governo a "execução urgente" dos trabalhos, com informação sobre prazos para início e fim das obras.

A AM decidiu também dar conhecimento do conteúdo da moção ao presidente da República, Cavaco Silva, à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, aos líderes dos grupos parlamentares, à Comunidade Intermunicipal do Algarve e aos municípios do Baixo Guadiana, em Portugal (Vila Real de Santo António, Castro Marim, Mértola e Alcoutim) e em Espanha (San Lúcar del Guadiana, San Silvestre de Guzmán, El Granado e Ayamonte).

MHC // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.