Três ex-administradores da Gebalis condenados por peculato com pena suspensa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 abr (Lusa) - Um ex-presidente e dois ex-administradores da empresa municipal de Lisboa Gebalis foram hoje condenados a penas suspensas, entre os três anos e os três anos e meio, por peculato, tendo o tribunal absolvido os arguidos de administração danosa.

Para o coletivo de juízes da 5.ª Vara Criminal de Lisboa ficou provado que Francisco Ribeiro, ex-presidente da empresa de gestão dos bairros municipais de Lisboa, e Mário Peças e Clara Costa, ex-administradores, realizaram despesas com os cartões da crédito da Gebalis "em proveito próprio ou de terceiros".

O tribunal considerou que os arguidos utilizaram indevidamente cerca de 70 mil euros da Gebalis em refeições, viagens e na compra de livros e prendas, "em benefício próprio e não na prossecução dos objetivos e dos interesses da empresa". As penas foram suspensas na sua execução, na condição de que os arguidos devolvam o valor gasto indevidamente.

Francisco Ribeiro, Mário Peças e Clara Costa estavam acusados de, entre 2006 e 2007, terem gastado cerca de 200 mil euros com os cartões de crédito atribuídos pela empresa na aquisição de objetos de usufruto pessoal - como bens de luxo, DVD, CD e livros -, refeições, prendas e viagens.

JYS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.