Guimarães começa a fazer testes rápidos de antigénio na próxima semana

Guimarães começa a fazer testes rápidos de antigénio na próxima semana
| País
Porto Canal com Lusa

Guimarães vai começar a fazer testes rápidos de antigénio para diagnóstico do novo coronavírus na próxima semana, ao abrigo de uma parceria entre a Câmara e a Cruz Vermelha Portuguesa, anunciou o município.

Em comunicado, o município refere que os testes se destinam à comunidade escolar, mas também à sociedade vimaranense, seguindo as orientações das equipas multidisciplinares de saúde/covid-19 criadas no concelho.

Por dia, serão efetuados 200 testes que, numa primeira fase, incidirão sobre funcionários de creches, jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo.

Os testes serão também utilizados no caso do surgimento de eventuais surtos.

“Esta solução, destinada aos habitantes e a todas as nossas instituições de Guimarães, permite-nos aprofundar o caminho de testar, rastrear e isolar o mais precocemente possível”, referiu o presidente da Câmara.

Citado no comunicado, Domingos Bragança acrescentou que a estratégia de testagem para o novo coronavírus passa por “garantir resultados fiáveis, de caráter mais rápido e seguros”.

Guimarães terá um posto fixo para a realização de testes, que ficará situado nas antigas instalações do CyberCentro, em Couros, mas também um posto móvel, que se deslocará a instituições e locais do concelho, sempre que houver necessidade.

“A utilização de testes rápidos de antigénio vai permitir reduzir e controlar ainda mais a transmissão da doença e prevenir e mitigar o impacto da doença no sistema de saúde”, lê-se ainda no comunicado.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.959 pessoas dos 183.420 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.