Doze regiões do país com risco muito alto de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 abr (Lusa) -- Doze regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto outras cinco apresentam valores altos, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, Beja, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV.

Para estas regiões, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Em risco alto estão as regiões Bragança, Coimbra, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada

O IPMA aconselha para estas regiões o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, alerta o instituto.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, céu geralmente muito nublado, com abertas nas regiões do interior até ao final da manhã, e períodos de chuva fraca ou chuvisco na região norte, em especial no Minho e Douro Litoral, até ao final da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado, predominando de noroeste, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

Nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

Em Lisboa prevêem-se 23 graus Celsius de temperatura máxima, no Porto, Braga e Ponta Delgada 18, Beja 26, Évora e Castelo Branco 25, Bragança 22, Guarda 17, Faro 29, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 19 e Funchal 21.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.