Covid-19: Donos de restaurantes concentram-se em protesto 2.ª feira no Porto

Covid-19: Donos de restaurantes concentram-se em protesto 2.ª feira no Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um grupo de proprietários de restaurantes promove na segunda-feira uma concentração nos Aliados, no Porto, seguida de marcha lenta até à VCI, para denunciar o “desespero” do setor face às novas restrições anunciadas para combater a pandemia.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Maia, um dos empresários do grupo dinamizador da iniciativa – que diz ter nascido “de forma espontânea” nas redes sociais – explicou que esta reúne cerca de cinco centenas de proprietários de restaurantes (sobretudo do Porto, mas também de Aveiro e Lisboa), que prometem levar os respetivos funcionários para o protesto, com início agendado para as 07:00 no centro da cidade do Porto.

“O objetivo é sensibilizar as pessoas para o que está a acontecer. Neste momento já não suportamos estas novas medidas, é impensável. Já temos casos de fome dentro de portas, investimos todos os lucros de 2019 no primeiro confinamento e não temos apoios”, disse.

Garantindo que “o setor está a pão e água”, os participantes no protesto vão simbolicamente depositar pão e garrafas de água na avenida dos Aliados, de onde partem depois, em marcha lenta, até à VCI, tendo regresso ao local de partida marcado para as 13:00, hora determinada pelo Governo para o início do recolher obrigatório nos próximos dois fins de semana.

Em causa estão as novas medidas de restrição anunciadas pelo Governo esta madrugada, nomeadamente o recolher obrigatório a partir das 13:00 nos dois próximos fins de semana nos 121 concelhos mais afetados pela pandemia, que se junta ao já determinado encerramento dos restaurantes às 22:30.

“Estão a atacar o setor”, acusa Pedro Maia, afirmando que “fechar às 22:30 foi o início do fim, porque foi transmitir às pessoas que os centros de contágio são os restaurantes”, e que a situação foi agora ainda agravada com a “retirada da faturação ao fim de semana”.

“E o fim de semana é o que, neste momento, nos dá para sobreviver. Cinquenta a 60% da faturação de um restaurante é feita ao fim de semana”, salienta.

Segundo o empresário, o protesto agora marcado “é uma mensagem de desespero”: “Há pessoas completamente desesperadas, que no final do mês não vão ter dinheiro para pagar aos funcionários. Por isso chamamos à iniciativa “a pão e água”, porque é isso que está aqui em questão. Não se trata de uma questão financeira, de perdas ou lucros. É mesmo uma questão de sobrevivência”, sustentou.

Falando num “ataque claro à restauração”, o empresário garante que, com as novas medidas, esta “vai falir ainda mais e vai, essencialmente, despedir”.

“Está toda a gente a dizer que vai começar a despedir, que não tem hipótese. Porque se nos mandassem fechar e nos subsidiassem, como é feito na Alemanha e noutros países, seria completamente diferente. Mas não, não nos estão a obrigar a fechar completamente, mas estão a tirar-nos os clientes”, denunciou.

Acusando o Governo de não ter “estratégia nenhuma”, Pedro Maia recorda que “primeiro foi [estabelecido] um limite de cinco pessoas por mesa, depois passou a seis, a seguir foi encerrar às 22:30 e agora são os fins de semana”.

“É insustentável, o setor está em pânico”, garante.

O Governo anunciou hoje o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 no dias de semana, a partir de segunda-feira e até 23 de novembro, nos 121 municípios mais afetados pela pandemia, sendo que, ao fim de semana, o recolher obrigatório inicia-se a partir das 13:00 nos mesmos 121 concelhos.

"Temos a nítida noção de que o convívio social tem um contributo muito importante para a disseminação" do contágio e que a propagação se desenvolve no período pós laboral, afirmou António Costa, que falava após a meia-noite, no final da reunião do Conselho de Ministros extraordinário, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, para concretizar as medidas do estado de emergência que vai vigorar entre segunda-feira, dia 09, e 23 de novembro.

A medida foi anunciada no dia em que Portugal voltou a atingir um novo máximo de casos diários de covid-19 ao contabilizar mais 6.640 infeções nas últimas 24 horas, e registou 56 óbitos no mesmo período, segundo a Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.