Primeiro-ministro chinês visita Angola na próxima semana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 30 abr (Lusa) - O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, visitará Angola na próxima semana, num périplo africano que envolve mais três países (Etiópia, Nigéria e Quénia), disse hoje fonte diplomática à agência Lusa.

A visita ocorre um ano depois de o presidente Xi Jinping ter visitado o continente africano, evidenciando o crescente relacionamento entre a China e África.

Pelas contas chinesas, o comércio entre a China e o continente africano aumentou 5,9% em 2013, para 210,2 mil milhões de dólares (152,1 mil milhões de euros), com um saldo de 24,6 mil milhões de dólares (17,8 mil milhoes de euros) favorável a África.

A China tornou-se o maior parceiro comercial de África em 2011, ultrapassando a Europa e os Estados Unidos da América, e estima-se que cerca de um milhão de chineses estejam a trabalhar no continente africano, nomeadamente em Angola.

Principal cliente do petróleo angolano, a China é vista também em Luanda como um dos maiores parceiros do programa de "Reconstrução Nacional" iniciado após o final da longa guerra civil no país, em 2012.

AC // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.