Encontrada acidentalmente estatueta da dinastia Song (China)

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 29 abr (Lusa) - Um jovem chinês de 29 anos encontrou uma estatueta de terracota da dinastia Song (960-1279), acidentalmente, na berma de uma estrada no centro da China, noticiou hoje o diário local Chengdu Business Daily.

O 'arqueólogo acidental', chamado Xu Yuanguang, parou a motorizada na berma de uma estrada, nos arredores de Chengdu (capital da província de Sichuan), para urinar. A urina retirou parte da terra que cobria a estatueta, que representa uma mulher ajoelhada.

Ao ver o objeto, com perto de dez centímetros de altura, Xu levou a estatueta para casa e entrou em contacto com as autoridades locais, que chegaram à conclusão, depois de analisado, que tinha cerca de mil anos de idade.

De acordo com peritos do Centro de Investigação de Cerâmica de Sichuan (sudoeste), o local do achado pode ser um túmulo, já que durante a dinastia Song, muitas pessoas eram enterradas com duas estatuetas, uma masculina e outra feminina.

A notícia obteve grande atenção na China, na sequência do debate sobre o costume de urinar em público, iniciado por uma disputa entre residentes de Hong Kong (sul) e um turista continental, que autorizou o filho a fazer as necessidades numa rua.

EJ // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.