Greve dos funcionários das carreiras não policiais do SEF atingiu 75% em seis distritos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 out 2020 (Lusa) - A greve dos funcionários das carreiras não policiais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras levou ao encerramento de 75% dos postos de atendimento em Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Viseu e Castelo Branco, informou hoje o sindicato.

De acordo com informações fornecidas à agência Lusa pelo Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF), a greve motivou ainda o encerramento de postos de atendimento em Leiria, Santarém, Lisboa, Odivelas, Cascais e Setúbal (50%), tendo número idênticos sido verificados em Portalegre, Funchal, Horta, Angra do Heroísmo.

"Nos trabalhadores que não exercem funções de atendimento ao publico, a adesão foi em tudo idêntica", adianta o SINSEF, realçando que "mais do que os números, que serão sempre diferentes por quem os divulga, importa referir que o descontentamento dos trabalhadores das carreiras não policiais do SEF é enorme, e demonstraram-no hoje", em dia de greve.

Em nota enviada à Lusa, o SINSEF "lamenta os transtornos causados à população imigrante que esperou meses por um agendamento e que hoje se viu privada do mesmo", mas observa que "esta luta também é por uma melhoria global das condições do serviço que estes trabalhadores exigem para poderem prestar um melhor serviço".

Importa agora - diz o SINSEF - que a tutela, o Ministério da Administração Interna, perante "este claro indício de descontentamento numa área vital da sociedade, avance com o que vem sendo prometido há muitos anos a estes trabalhadores", ou seja enquadramento destes no estatuto de pessoal e na modernização da Lei Orgânica do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a convocação do SINSEF para a discussão das matérias.

A direção do SINSEF, presidida por Artur Jorge Girão, declara que "continua disponível para colaborar na solução e na melhoria global do serviço prestado pelo SEF à comunidade imigrante que procura Portugal para viver e trabalhar".

FC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.