Portuguesa a residir na Alemanha vence Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 out 2020 (Lusa) -- A portuguesa Mónica Vieira-Auer, a residir na Alemanha, venceu a segunda edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, que se destina a reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas, foi hoje anunciado.

A residir em Lauf an der Pegnitz, na Alemanha, Mónica Vieira-Auer venceu o prémio com a obra poética "A parte pelo todo", selecionada entre 15 candidaturas de variadas proveniências: Alemanha, Bélgica, Colômbia, França, Reino Unido, Estados Unidos da América e Canadá.

O galardão, atribuído pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, pretende reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas e, ao mesmo tempo, homenagear a grande figura das letras portuguesas do século XX que foi José Maria Ferreira de Castro (1898-1974).

O júri é presidido pelo académico Carlos Reis e integra igualmente a editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes, e a professora universitária Fátima Marinho.

Sobre a obra vencedora, o júri destacou a "representação de um universo pessoal com grande carga de autenticidade, temperada por uma certa contenção e, a espaços, por discretas notações irónicas".

"A configuração de um ritmo poético formulado em versificação de alargada discursividade, episodicamente dotada de um certo impulso narrativo" e o "desenvolvimento de uma imagística muito sugestiva, em sintonia com a evocação de vivências de um quotidiano investido de dimensão poética" foram igualmente destacados pelo júri.

Mónica Vieira-Auer nasceu em Silvalde, Espinho, onde frequentou a Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, assim como a Academia de Música de Espinho. Em 1985 iniciou o curso de Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses e Alemães, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Após terminar a licenciatura, foi professora de Português no ensino básico e secundário e tradutora numa firma alemã.

Em setembro de 1992 passou a viver na Alemanha, tendo lecionado Português Língua Estrangeira em várias universidades da Baviera e em instituições de educação e formação de adultos.

Desde 2010 é docente de Português Língua Estrangeira na Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nuremberga.

O prémio traduz-se no valor pecuniário de 5.000 euros e na publicação da obra pela editora pública portuguesa, Imprensa Nacional.

SMM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.