PSP avisa que cibberbullying tem maior expressão com distanciamento exigido pela pandemia

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 out 2020 (Lusa) -- A PSP alertou hoje para a necessidade de maior atenção aos comportamentos de ciberbullying, que passaram a ter uma maior expressão por causa do distanciamento social exigido pelo combate à pandemia.

Num comunicado distribuído quando se assinala o Dia Mundial do Combate ao Bullying, a PSP lembra que os comportamentos de 'bullying' interferem de forma negativa e têm grande impacto no seu crescimento físico, emocional e psicológico dos jovens e sublinha a importância de denunciar estes casos.

Segundo a nota, no passado ano letivo, no âmbito do Programa Escola Segura, a PSP registou 900 ofensas corporais e cerca de 600 injúrias e ameaças.

Entre 2013/14 e 2019/20, a PSP desenvolveu mais de 17.600 ações de sensibilização para os problemas de bullying e ciberbullying, abrangendo 426.644 alunos, indica a polícia.

A PSP recorda que os agentes afetos ao policiamento de proximidade da Escola Segura estão "sempre presentes e disponíveis para receberem denúncias, aconselharem e apoiarem inicialmente as vítimas e as respetivas famílias" e apela a todos os que tenham conhecimento deste tipo de comportamentos de violência física e psicológica para os denunciarem.

"Apelamos ainda a qualquer pessoa que tenha conhecimento desta prática, ainda que não seja interveniente na situação, a denunciar toda e qualquer ocorrência deste tipo à PSP, não permitindo que o comportamento do bullie continue e se alastre", refere a nota.

No dia que serve de alerta internacional para o problema do bullying, a PSP sublinha que, associado ao recurso às novas tecnologias, nomeadamente as redes sociais, este problema "tem assumido novos contornos, deixando de lado a vertente física da provocação, ameaça, intimidação e agressão, dando origem à novel vertente virtual, o ciberbullying".

Segundo o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente, sendo este um dos contextos em que o bullying mais se faz sentir.

"Este tipo de vitimização poderá ocorrer durante bastante tempo até ser notado e ou denunciado, uma vez que é suscetível de ocorrer de forma dissimulada ou ser desvalorizada", frisa a PSP, lembrando que estes comportamentos contribuem "de forma significativa para a erosão do sentimento de segurança, especialmente entre a comunidade escolar" e que são uma das prioridades no âmbito da prevenção criminal.

As ações desenvolvidas pela PSP pretendem informar e sensibilizar a comunidade discente e docente para este fenómeno, visando aumentar o conhecimento sobre o bullying, aumentar o sentimento de intolerância e de rejeição para com estas práticas e a confiança nas capacidades da polícia e dos demais parceiros neste contexto para intervir e lidar com o problema.

Pretendem ainda chamar a atenção dos pais, educadores e outras testemunhas, aumentando a confiança na denúncia aos polícias da Escola Segura para resolver o problema.

"Ao longo destes últimos anos letivos, os registos de agressões físicas neste contexto têm mantido uma tendência constante de decréscimo, embora contrabalançada por uma subida sustentada das injúrias e ameaças", refere a PSP.

Contudo, a PSP considera que "as vítimas e a comunidade reagem de forma mais antecipada em relação a este fenómeno, havendo menos situações que chegam ao ponto da agressão física sem conhecimento e intervenção das instituições".

A PSP aconselha pais, professores e assistentes operacionais a estarem atentos a sintomas como perturbações/alterações alimentares e do sono, automutilação, tentativas ou ameaças de suicídio, ao aparecimento de cortes, arranhões ou hematomas, situações de isolamento e/ou timidez e ou ansiedade e/ou depressão, além de resultados académicos mais fracos e da recursa em ir à escola.

Nestes casos, a PSP aconselha a pedir à vítima para contar o que passou, quando, onde e quem esteve envolvido, encaminhar o aluno para acompanhamento psicológico se necessário e ajudá-lo a criar algumas estratégias para reagir, sem chorar ou mostrar transtorno, mas ignorando quem o intimida.

SO // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.