Rede anti-pobreza distribui mochilas pedagógicas a crianças carenciadas

| País
Porto Canal / Agências

Bragança, 24 abr (Lusa) -- As crianças carenciadas portuguesas vão receber uma mochila pedagógica, numa iniciativa da Rede Nacional Anti-Pobreza, que quer evitar o abandono escolar por falta de condições financeiras para aquisição de material, divulgou hoje a organização.

O projeto propõe-se distribuir "quantas (mochilas) forem precisas, não há limite, serão todas as que as crianças portuguesas precisarem", garantiu à Lusa o padre Jardim Moreira, presidente da Rede Nacional Anti-Pobreza.

A iniciativa resulta de uma parceria com o Clube Millennium, a entidade que irá patrocinar as mochilas com o equipamento didático.

A seleção dos beneficiários será feita pelos núcleos distritais da rede anti-pobreza que conta 1100 instituições e pessoas associadas por todo o país.

Estes núcleos trabalham no terreno e "têm um conhecimento bastante direto das famílias e das instituições" e vão articular-se para "fazer chegar uma mochila com os elementos escolares necessários para cada criança poder ir para a escola com alguma comodidade.

"Pode não ser uma coisa excecional o que se está a fazer, mas é excecional na medida em que se está a fazer alguma coisa para ir ao encontro das famílias pobres, que têm filhos nas escolas, para que eles, ao menos, não abandonem a escola e esse é um contributo importante", defendeu.

O projeto arrancou na quarta-feira com a formalização da parceria entre as entidades envolvidas e vai abranger todos os distritos, segundo ainda o responsável.

A rede nacional anti-pobreza tem parcerias com outras entidades, nomeadamente com a Comissão Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) com o mesmo público-alvo com o propósito de ajudar na luta contra a pobreza e a dignificação da crianças e famílias.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.