Decisão do julgamento do caso BCP conhecida a 02 de Maio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 abr (lusa) - A leitura do acórdão do julgamento do processo-crime do BCP, em que ex-administradores do Banco respondem por manipulação de mercado e falsificação de documentos, foi marcado para 02 de Maio, disse hoje à Lusa fonte judicial.

Fonte das Varas Criminais de Lisboa adiantou à Lusa que a juíza Anabela Morais, que preside ao julgamento e que esteve de baixa médica, já regressou ao ativo, tendo a leitura do acórdão sido marcada na quarta-feira.

Neste processo-crime, os ex-administradores do BCP, incluindo o seu fundador, Jardim Gonçalves, são acusados dos crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos, num caso que começou a ser investigado em 2008.

O Ministério Público deduziu acusação em junho de 2009, o julgamento começou em 2012 e terminou em setembro de 2013, tendo a procuradora Leonor Machado pedido para Jardim Gonçalves o pagamento de uma indemnização de 10 milhões de euros, que suspenderia uma pena de prisão de cinco anos.

Para Filipe Pinhal, António Rodrigues e Christopher de Beck o MP pediu uma indemnização de três milhões de euros a cada um, com penas de prisão suspensas de três anos.

O julgamento centrou-se nas 17 sociedades 'offshore', sediadas nas Ilhas Caimão, constituídas pelo BCP, para influenciar os valores de mercado das acções do banco e o 'rating' [avaliação] dos títulos do BCP.

A leitura do acórdão chegou a estar agendada para 31 de janeiro último, mas foi adiada devido à doença da juíza.

além de Anabela Morais o coletivo de juizes é constituido por Helena Susana e Pedro Lucas.

FC // CC.

lusa/fim

+ notícias: País

Segunda-feira de sorte grande? Eis a chave vencedora do Eurodreams

Já é conhecida a chave vencedora do sorteio 039/2024 do EuroDreams desta segunda-feira. 

EuroDreams sem totalistas, mas há prémios a caminho de Portugal 

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo um total de 12 apostadores em Portugal, conseguiram o terceiro prémio, no valor de 171,96 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".