Covid-19: Madeira com mais três casos positivos

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 21 set 2020 (Lusa) - A Madeira tem hoje mais três doentes infetados de covid-19, elevando para 203 os casos positivos na região, revelou o Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Hoje há três novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar um total cumulativo de 203 casos confirmados de covid-19", refere o boletim diário epidemiológico, salientando-se tratar-se de três casos importados identificados na operação de rastreio do aeroporto da Madeira, dois provenientes da Colômbia e um do Reino Unido.

A região mantém o total de 148 casos recuperados de covid-19, pelo que são hoje 55 os casos ativos, dos quais 44 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 11 são casos de transmissão local

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 27 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 28 em alojamento próprio.

O IASAÚDE adianta que o doente que se encontrava hospitalizado na unidade polivalente dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça teve alta e foi transferido para a unidade hoteleira dedicada a este isolamento, havendo "ainda a reportar cinco novas situações que se encontra em estudo pelas autoridades de saúde".

Até hoje, foram contabilizadas na Região Autónoma Madeira 1.663 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram, refere o boletim epidemiológico.

À data, 16.408 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, 7.537 destas pessoas estão em vigilância ativa.

Relativamente aos testes para despiste de covid-19 realizados na região, até ao fim de domingo, no laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde, foram processadas 105.115 amostras para teste de PCR.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 62.232 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 17:00 do dia de hoje.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 961.531 mortos e mais de 31,1 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.920 pessoas dos 69.200 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

EC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Aeroportos sofrem constrangimentos no Natal e Ano Novo devido a greve de trabalhadores

A ANA alertou esta sexta-feira para a possibilidade de se verificarem constrangimentos nos aeroportos entre 22 e 26 de dezembro e entre 31 do mesmo mês e 01 de janeiro devido à greve dos agentes de assistência em terra.

Mais de 230 centros de saúde com horário alargado e 15 abertos 24h/dia

Em resposta à Lusa, a DE-SNS explicou que, a meio de dezembro, 231 unidades já funcionavam em horário complementar ao sábado, 193 ao domingo e 189 em dias de feriado, para alargar a oferta aos utentes e permitir evitar idas às urgências de situações não emergentes.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".