Teste inovador à Covid-19 através da saliva e com resultados rápidos em fase de experiência na CESPU

| Norte
Porto Canal

A CESPU está a desenvolver um teste inovador à Covid-19 que, a ser aprovado, permitirá perceber através da saliva e em cerca de duas ou três horas se há ou não infeção por novo coronavírus. A experiência deste teste inovador encontra-se em fase final de teste, adianta Fernando Ferreira, Presidente da Assembleia Geral da CESPU, esta segunda-feira, ao Porto Canal.

De acordo com Fernando Ferreira, o novo teste "espera confirmação do Instituto Ricardo Jorge e entidades competentes e teóricamente poderá ser comercializado em farmácias, dependendo da opção que for viável".

A CESPU contou esta segunda-feira com a visita de José Luís Carneiro, Secretário-Geral Adjunto, que afirma que este teste inovador "é uma experiência que está a ser desenvolvida por cinco investigadores coordenados pelo médico Fernando Ferreira" e salienta que "o trabalho que está a ser desenvolvido é muito relevante e ao ser validado e certificado permitirá não apenas dar uma resposta mais célere à realização dos testes no nosso país, como eventualmente pode ser transposto para a vida internacional".

Tanto a CESPU como José Luís Carneiro não avançaram datas para a conclusão da aprovação dos testes, mas indicam que esperam que o mesmo possa ser útil ainda nesta fase aguda da pandemia.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.