Info

Covid-19: México com mais 421 mortos e 5.674 novos casos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade do México, 12 set 2020 (Lusa)- O México registou 421 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, além de mais 5.674 infeções, segundo dados oficiais das autoridades de Saúde mexicanas.

Desde o início da pandemia, o país somou 663.973 casos confirmados de covid-19, que resultaram em 70.604 mortos.

"O número já coloca esta doença como a quarta causa de morte no nosso país, quase duplicando [os óbitos provocados] por doenças hepáticas (39.287 em 2018) e aproximando-se dos tumores malignos (85.754)", informou o presidente do Instituto Nacional de Estatística e Geografia, Julio Santaella, citado pela agência de notícias Efe.

Pela primeira vez, as autoridades mexicanas divulgaram também dados sobre a população indígena, que acumulou 8.563 casos e 1.249 mortes desde o início da pandemia, tendo uma taxa de mortalidade de 14,5%, uma proporção superior à da população em geral, que ronda os 10,6%.

Com uma população de 130 milhões de habitantes, o México é o quarto país do mundo com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus, depois dos Estados Unidos, Brasil e Índia, e o sétimo com mais casos confirmados, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 916.372 mortos e mais de 28,5 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Em Portugal, morreram 1.860 pessoas dos 63.310 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

PTA // PTA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Cientistas descobrem anticorpos que podem neutralizar as variantes da Covid-19

Uma equipa internacional de cientistas descobriu anticorpos que podem neutralizar as variantes da Covid-19, incluindo esta última variante Ómicron, um estudo que foi desenvolvido por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA

Balanço da tempestade tropical Ana sobe para 18 mortos em Moçambique

Maputo, 27 jan 2022 (Lusa) - O balanço da tempestade Ana no centro e norte de Moçambique subiu hoje para 18 mortos e há mais de dez mil casas danificadas, além de dezenas de hospitais, escolas e infraestruturas elétricas, segundo as autoridades do país.

Surto de dengue em Timor-Leste com mais casos e mortes do que em todo o ano de 2021

Díli, 27 jan 2022 (Lusa) -- O surto de dengue que está a afetar Timor-Leste já causou só este mês praticamente tantas mortes como no conjunto dos dois últimos anos e com mais casos do que os registados em todo o ano de 2021.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.