Barcelos recorre da decisão que confirma pagamento de 172 ME no "caso da água"

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 21 abr (Lusa) -- A Câmara de Barcelos vai recorrer da decisão do Tribunal Central Administrativo Norte (TCAN) que confirmou a condenação do município ao pagamento de 172 milhões de euros à concessionária da água do concelho, informou hoje fonte municipal.

Aquela condenação ocorreu no Tribunal Arbitral de Lisboa, mas a Câmara de Barcelos interpôs uma ação no TCAN para tentar impugnar a decisão, alegando que houve violação dos princípios da igualdade de tratamento e do contraditório.

No entanto, o TCAN considerou a ação "totalmente improcedente".

Mantém-se, assim, a condenação da Câmara a pagar, até 2035 e em tranches anuais, uma indemnização total de 172 milhões de euros à empresa concessionária da água e saneamento do concelho (Águas de Barcelos), para assegurar o reequilíbrio financeiro da concessão.

Os consumos previstos no contrato nunca foram atingidos e a empresa, em 2010, requereu a constituição do tribunal arbitral, com vista à reposição de equilíbrio económico-financeiro da concessão.

Entretanto, o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, já anunciou que conseguiu "um acordo de princípio" para reaver a gestão da água e saneamento para o Município, mas escusou-se a revelar o montante a pagar à concessionária.

"Há vontade dos acionistas de devolver a concessão e há vontade do município de a recuperar. Estamos a analisar os valores que vão de encontro aos interesses das duas partes", garantiu o autarca.

Disse ainda que os valores em cima da mesa "andam muito longe" daqueles 172 milhões de euros e que a banca já "manifestou vontade em financiar a operação".

O autarca relembrou que a questão da água e saneamento está a ser investigada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que já constituiu 12 arguidos, entre os quais o antigo presidente da Câmara Fernando Reis e os vereadores da maioria de então.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.