Constitucional confirma condenação da Câmara de Barcelos a pagar 172 ME no caso da água

Constitucional confirma condenação da Câmara de Barcelos a pagar 172 ME no caso da água
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Tribunal Constitucional (TC) confirmou a condenação da Câmara de Barcelos a pagar 172 milhões de euros à empresa concessionária da água e do saneamento do concelho.

Por decisão sumária datada de 25 de janeiro, a que a Lusa hoje teve acesso, o TC decide "não conhecer do objeto do recurso" da câmara, confirmando assim a condenação do município.

Contactada pela Lusa, fonte camarária informou, por escrito, que o município "vai apelar desta decisão para o pleno do TC, por entender que o acórdão contém contradições intrínsecas insanáveis e que carecem de ser aclaradas".

"Apesar da decisão do TC, o processo não terminou, uma vez que a decisão não é final e não transitou em julgado. Entretanto, a ação executiva [da condenação] continua suspensa e o processo negocial entre o município e os acionistas da AdB mantém-se", refere a mesma nota camarária.

Em janeiro de 2012, o Tribunal Arbitral de Lisboa condenou a Câmara de Barcelos a pagar, até 2035 e em tranches anuais, uma indemnização total de 172 milhões de euros à Àguas de Barcelos (AdB), para assegurar o reequilíbrio financeiro da concessão.

Em causa o facto de os consumos previstos no contrato de concessão nunca terem sido atingidos, pelo que a AdB requereu a constituição do tribunal arbitral.

A câmara recorreu para os tribunais administrativos, mas estes consideraram a ação improcedente, confirmando assim a condenação ao pagamento dos 172 milhões de euros.

A última decisão, do Supremo Tribunal Administrativo, data de junho de 2016, mas a câmara ainda recorreu para o Tribunal Constitucional, que acaba de negar provimento.

Entretanto, em outubro a Câmara de Barcelos anunciou que dera início ao procedimento administrativo para o resgate da concessão da água e saneamento do concelho, por 87 milhões de euros.

Em comunicado, o município sublinhava que, dessa forma, estava a dar cumprimento ao acordo de princípio assinado em novembro de 2015 com a AdB.

A água e o saneamento de Barcelos foram concessionados em 2004, por um executivo camarário PSD liderado por Fernando Reis, mas entretanto, em 2009, a câmara passou para as mãos do PS, que desde então tem tentado remunicipalizar aqueles serviços, por considerar a concessão "ruinosa" para os cofres camarários.

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.