Evacuada aldeia em Arcos de Valdevez devido a proximidade de fogo

| Norte
Porto Canal com Lusa

A aldeia de Cheda, em Tabaçô, Arcos de Valdevez, foi evacuada hoje cerca das 17:00 devido à proximidade de um incêndio que deflagrou cerca das 14:35, disse }a Lusa fonte da proteção civil.

De acordo com a mesma fonte, os habitantes foram retirados das habitações para um local seguro definido pela Junta de Freguesia, sendo que cerca das 19:00 as chamas foram dadas como dominadas.

A fonte adiantou "não haver registo de danos humanos e materiais".

Àquela hora combatiam o incêndio 54 operacionais e 13 viaturas, apoiadas pelo único meio aéreo sediado no Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez.

Em Monção, o incêndio que deflagrou cerca das 17:08 em Leiradelo, na União de Freguesias de Anhões e Luzio "lavra com bastante intensidade e próximo de habitações".

Segundo a fonte da proteção civil, "os habitantes de Leiradelo, que está integrada no programa Aldeia Segura/Pessoa Segura poderão vir a ser evacuados das suas casas".

Cerca das 19:00 combatiam este fogo 40 operacionais e 12 viaturas.

Em Viana do Castelo, "o incêndio que deflagrou cerca das 09:20 na freguesia de Vila Nova de Anha, e que já tinha sido dado como dominado, sofreu reativações intensas e lavra próximo de habitações".

Neste incêndio, cerca das 19:41, estavam envolvidos 57 operacionais, 19 viaturas e um meio aéreo.

A fonte da proteção civil disse que os incêndios de Viana do Castelo e Monção "são os que mais preocupam" e apontou "a rapidez com que os fogos estão a atingir dimensões de difícil combate e as várias ignições com intervalos de tempo muito curtos, que obrigam à dispersão dos meios disponíveis," como as principais dificuldades enfrentadas pelos bombeiros.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.