Incêndios: Mais de 2.000 operacionais mobilizados às 18:15

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 08 set 2020 (Lusa) -- Mais de 2.000 operacionais estavam hoje pelas 18:15 envolvidos no combate a 64 incêndios rurais em Portugal continental, sendo o fogo que ainda lavra no concelho de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, aquele que mobilizava mais meios.

De acordo com a informação disponível no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), àquela hora estavam envolvidos no combate aos incêndios (em curso, em resolução ou em conclusão) 2.054 operacionais, apoiados por 612 viaturas e 22 meios aéreos.

Dos 64 fogos, 11 estavam no estado "em curso", ou seja, ainda não tinham sido dominados/circunscritos.

Desses 11, apenas o fogo que deflagrou na segunda-feira, na localidade de Antelas, no concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, estava a causar maior preocupação às autoridades.

O fogo continuava às 18:15 a mobilizar um grande número de meios, sendo as chamas combatidas por 758 bombeiros, apoiados por 241 viaturas e 14 meios aéreos.

Um bombeiro de 41 anos morreu na segunda-feira enquanto combatia este incêndio, que se estendeu aos concelhos de Sever do Vouga e Águeda, no distrito de Aveiro. No caso de Águeda, as chamas estão já circunscritas, enquanto no de Sever do Vouga, segundo o município, há várias frentes ativas.

Todos os restantes incêndios ativos são de pequenas dimensões, sendo o que deflagrou na localidade de Monte Castelo, concelho de Vila Verde, distrito de Braga, o que concentra mais meios: 54 operacionais, 16 veículos e um meio aéreo.

O incêndio que deflagrou no domingo no concelho de Porto de Mós, e que foi dado na segunda-feira como estando em fase de resolução, estava às 18:15 a ser combatido por 137 operacionais, apoiados por 39 viaturas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) declarou a situação de alerta para 14 distritos a norte do Tejo devido ao aumento do risco de incêndio até às 23:59 de hoje. Hoje, esta situação foi estendida até ao final do dia de sexta-feira.

A medida abrange os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Face às previsões adversas, a Proteção Civil acionou para os mesmos distritos o estado especial de alerta laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro.

Em situação de alerta é proibida a realização de queimas e queimadas e o uso de fogo de artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, e são proibidos o acesso, a circulação e a permanência em espaços florestais "previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios".

Também não são permitidos trabalhos florestais e rurais com equipamentos elétricos como motorroçadoras, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

FAC (DD) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.