Ordem dos Veterinários contra criação de direção-geral autónoma para proteger animais

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 jul 2020 (Lusa) - A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) considera injustas as acusações feitas à Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) e manifesta-se contra a criação de uma direção-geral autónoma para a proteção e bem-estar animal.

"A OMV considera injusto que se critique uma Direção-Geral sem se assumir que houve responsabilidades políticas", salienta a organização, em comunicado.

A estrutura representativa do setor entende ser necessário maior investimento para fazer face à "realidade" da evolução dos animais de companhia.

Para a OMV, "a evolução rápida e exigente que tem tido o papel dos animais de companhia" exige "uma dotação de recursos, quer humanos quer financeiros, o que não tem acontecido nos últimos anos, havendo, pelo contrário, um sucessivo esvaziamento de competências e recursos, levando inevitavelmente a uma grande dificuldade da DGAV em cumprir cabalmente todas as tarefas que lhe estão atribuídas".

Na opinião da OMV a saúde e bem-estar animal são competências dos médicos veterinários e é "frontalmente contra" a retirada dessa área da DGAV.

"Deve ser antes criado, no seu seio, um departamento específico dedicado exclusivamente a estas matérias, com um investimento em recursos humanos especializados nesta área", preconiza a OMV, na mesma nota.

O diretor-geral da Alimentação e Veterinária, Fernando Manuel d'Almeida Bernardo, pediu a demissão do cargo, uma decisão que foi aceite pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, confirmou à Lusa fonte oficial da tutela.

No dia 24, o primeiro-ministro, António Costa, classificou como "absolutamente intolerável" o incidente em Santo Tirso que levou à morte de dezenas de animais em abrigos para animais e admitiu repensar o quadro legal e a "orgânica do Estado" nesta matéria.

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) anunciou que vai propor a criação de uma direção-geral autónoma para a proteção e bem-estar animal, que assim deixaria a tutela da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), uma opção criticada pela Associação Nacional de Engordadores de Bovinos (ANEB).

Em comunicado, a ANEB acusa o PAN de "oportunismo pernicioso" e de aproveitar o momento "para dar mais um passo na fixação de uma agenda animalista e radical que há muito está traçada".

"A ANEB considera que a posição assumida pelo PAN é, antes de mais, uma afronta à DGAV e à sua tutela, o Ministério da Agricultura, e, principalmente, mais uma etapa do combate há muito assumido pelo PAN contra o mundo rural, contra o setor agropecuário e contra a economia nacional", frisa a Associação, na nota divulgada.

A ANEB sublinha que têm sido os agricultores e os produtores de gado a investir, rejuvenescendo e modernizando o setor agropecuário, contribuindo para uma menor dependência externa do país e fazendo com que o produto nacional seja cada vez mais reconhecido em Portugal e no exterior.

"Não pode uma atividade estratégica, que envolve tantos milhares de portugueses e que se afirma fundamental para o nosso país, ser colocada em causa pelo oportunismo de quem vê num lamentável acidente uma oportunidade para pôr em causa instituições e o interesse nacional, para daí retirar dividendos políticos", enfatiza a ANEB, no mesmo comunicado.

AYR // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.