Covid-19: Incumprimento leva Câmara de Montemor-o-Velho a fechar praia fluvial da Ereira

| País
Porto Canal com Lusa

Montemor-o-Velho, Coimbra, 17 jul 2020 (Lusa) -- O município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, conjuntamente com a Autoridade Regional de Saúde, decidiu encerrar temporariamente o Esteiro da Ereira, uma praia fluvial, por incumprimento das regras previstas no âmbito da pandemia da covid-19.

"Esta decisão vem no seguimento de uma ocorrência levantada pela GNR, após visita ao local, que detetou que as condições de segurança, o distanciamento social e as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) não estavam a ser cumpridos pelos utilizadores daquele espaço, colocando em risco a segurança e a saúde pública de todos", lê-se numa nota de impressa do município, enviada à agência Lusa.

A câmara liderada por Emílio Torrão diz ainda que, "como medida de salvaguarda da saúde pública e proteção da população, em especial da freguesia da Ereira, o acesso àquela zona de prática balnear está temporariamente encerrado".

A Ereira "situa-se numa zona de planície entre os 10 e 20 metros de altitude e é constituída na sua grande parte por terrenos de cultivo".

"Tem uma área de 7,26 km2 e dista três quilómetros da sede de concelho. É servida por estrada e pela estação de Verride da linha de caminho-de-ferro Alfarelos-Figueira da Foz", recorda a Câmara de Montemor-o-Velho.

"Tem um papel de destaque na gastronomia, graças à sua ligação com os campos e o rio, que fornecem os ingredientes para o famoso arroz de lampreia, para o ensopado de enguias ou para o arroz doce", explica também o município, na sua página da internet.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 590 mil mortos e infetou mais de 13,83 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.682 pessoas das 48.077 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

SSS // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Liga Contra o Cancro angariou mais de 1,9 milhões de euros no peditório deste ano

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) angariou mais de 1,9 milhões de euros no peditório deste ano, um aumento de 17% relativamente ao ano passado, e contou com a ajuda de 20.000 voluntários.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.