Correios lançam emissão filatélica comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 abr (Lusa) -- Os CTT-Correios de Portugal anunciaram hoje o lançamento, na segunda-feira, de uma emissão filatélica comemorativa dos 40 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, e do livro "25 de Abril, 40 anos", de António Costa Pinto.

A emissão filatélica "revisita as fotografias de Eduardo Gageiro e Henri Bureau", afirmam em comunicado os CTT, referindo que é composta por dois selos e um bloco filatélico.

"A imagem de Salgueiro Maia junto à praça do Comércio, no momento em que o Regimento de Cavalaria 7 adere à Revolução, uma das mais icónicas do 25 de Abril, foi a fotografia escolhida para o primeiro destes selos, que tem um valor facial de 0,42 euros", lê-se no comunicado enviado à Lusa.

O segundo selo, destinado ao correio internacional, e que terá um custo de 0,80 euros, mostra "numa fotografia de Henri Bureau, uma chaimite nos Restauradores rodeada pela população". Os selos têm um formato de 40 mmX30,6mm.

O bloco filatélico, com um custo de três euros, "agrupa várias imagens e evoca o papel da Revolução dos Cravos na inauguração da chamada terceira fase de democratização na Europa, que inclui também Espanha e Grécia", integrando esta peça as bandeiras dos três países, e tendo uma dimensão de 125mmx95mm. Tanto os selos como bloco são da autoria do ateliê B2.

Paralelamente, os CTT editam o livro "25 de Abril, 40 anos", de António Costa Pinto, professor do Instituto de Ciências Socais da Universidade de Lisboa.

A obra, explicam os CTT, "acompanha os acontecimentos mais relevantes que marcaram a fase de transição para a Democracia, sobretudo os anos que vão de 1974 a 1976, período em que se agudizaram as tensões político-sociais, e durante o qual ocorreu o processo de independência das então colónias portuguesas".

Com um total de 160 páginas, o livro, amplamente ilustrado com fotografias de época, reproduções de cartazes e os primeiros selos alusivos à Revolução, a par da emissão de selos e bloco comemorativos, constitui "uma radiografia multifacetada dos anos posteriores à revolta militar", rematam os CTT.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.