VOR65 português vence Mirpuri Foundation Sailing Trophy

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Cascais, Lisboa, 28 jun 2020 (Lusa) -- O VOR 65 português da Mirpuri Foundation Racing for the Planet, que vai disputar a próxima edição da Ocean Race, venceu hoje o primeiro Mirpuri Foundation Sailing Trophy, que terminou na Marina de Cascais.

Depois de conquistar a primeira regata, a tripulação do 'skipper' Yoann Richomme, Charles Caudrelier, duas vezes campeão da então Volvo Ocean Race, e dos olímpicos Bernardo Freitas e Frederico Pinheiro de Melo, foi igualmente a primeira a concluir em tempo real a segunda etapa da prova, entre Sesimbra e Cascais.

"Correu tudo bem. Fizemos uma boa largada e uma primeira bolina forte. Liderámos desde a primeira boia e depois desfrutámos a trabalhar em equipa. Temos uma tripulação fantástica, não tivemos nenhum problema e estamos satisfeitos", contou Bernardo Freitas.

Já o 'skipper' francês do VOR 65 da Mirpuri Foundation Racing for the Planet não podia ter ficado mais satisfeito com o resultado das duas regatas costeiras e do trabalho desenvolvido pela sua tripulação.

"Vencemos Mirpuri Foundation Sailing Trophy, o que é um ótimo sentimento. Conseguimos formar uma equipa e estiveram todos maravilhosamente bem a bordo. Tive uma equipa com pessoas tão experientes, o que me facilitou bastante o meu trabalho. Estamos muito felizes por iniciar este projeto", revelou Yoann Richomme, que vai liderar o barco português na próxima edição da Ocean Race, prevista arrancar no outono de 2021.

A segunda embarcação a chegar a Cascais foi o Green Eyes, um Wally 105, de Paulo Mirpuri, presidente da Fundação Mirpuri, e do 'skipper' António Fontes, que esteve na última edição da Volvo Ocean Race, enquanto o Sisi -- The Austrian Ocean Race Project, de Gerwin Jansen, foi segundo na classe VO65.

Concluída a primeira edição da regata sustentável, que pretendia promover o regresso dos velejadores ao mar em segurança, após a paragem devido à covid-19, a Fundação Mirpuri, organizadora do troféu juntamente o Clube Naval de Cascais, vai doar o valor das inscrições das 56 embarcações a programas de conservação marinha.

SRYS // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto B: Domingo cinzento na Choupana. Crónica de jogo

A equipa B do FC Porto desperdiçou uma oportunidade de entrar no top-5 da Liga Portugal 2 e regressou da Choupana sem pontos após sofrer um desaire contra o Nacional, na Madeira, por 4-0. Depois de uma vitória em casa do terceiro classificado AVS (2-0) e de um empate caseiro frente ao comandante Santa Clara (2-2), os “bês” portistas tropeçaram no reduto do vice-líder e mantêm-se no sétimo lugar com os mesmos 44 pontos - menos dois do que o Tondela, que é quinto.

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto (Basquetebol): Ineficácia custou um título. Crónica de jogo

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire frente ao Benfica, por 66-72, e não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Taça de Portugal conquistada em março diante do mesmo adversário. Ao terceiro jogo em três dias no Multiusos de Gondomar, depois das vitórias frente à Ovarense e à Oliveirense, os portistas acusaram algum desgaste e foram incapazes de travar a série de vitórias do rival que dura desde a final da prova rainha.