Covid-19: Testes realizados a 340 funcionários da Câmara de Lagos dão negativo

| País
Porto Canal com Lusa

Lagos, Faro, 19 jun 2020 -- Os testes realizados a 340 funcionários da Câmara Municipal de Lagos para despistar a covid-19 deram negativo, depois de um surto originado numa festa ilegal ter desencadeado uma ação de rastreio no concelho, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia explica ter desencadeado uma "operação massiva de testagem" na quarta-feira, abrangendo 340 trabalhadores do município, para "descartar alguma possível ocorrência" de contágio pelo novo coronavírus.

"Os resultados destes testes foram hoje conhecidos e divulgados, sendo que todos os trabalhadores testaram negativo", lê-se na nota, que sublinha que os resultados permitem "tranquilizar a estrutura funcional e os munícipes".

Segundo a Câmara de Lagos, no distrito de Faro, gradualmente também vão sendo conhecidos os resultados dos testes realizados por várias empresas locais aos seus trabalhadores e medidas de prevenção ou mitigação adotadas, permitindo "retomar a sua atividade".

O foco de contágio teve origem numa festa de caráter ilegal ocorrida em 07 de junho, no salão de festas do clube desportivo de Odiáxere, alegadamente para festejar um aniversário.

Na festa participaram pessoas de diferentes concelhos e de várias nacionalidades, havendo infetados entre pessoas da mesma família, incluindo crianças, e também entre colegas de trabalho.

O surto já provocou a suspensão de visitas aos utentes em 24 equipamentos sociais do barlavento (oeste) algarvio, num total de 13 estruturas, entre lares de idosos, unidades de cuidados continuados, lares de jovens e de saúde mental, em oito concelhos.

Após ter sido conhecida a origem do surto, a Câmara de Lagos iniciou ações intensivas de colheitas aos trabalhadores municipais, já que existiam indícios de possíveis contactos com infetados.

MAD // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Protecção Civil com 300 operacionais para apoiar peregrinos em Fátima

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai ter cerca 300 operacionais para prestar assistência aos peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima, numa operação que decorre entre este domingo e segunda-feira.

Ginásios já recuperaram números pré-pandémicos e nunca houve tantos utilizadores

Os ginásios em Portugal estão a testemunhar um aumento significativo no número de praticantes, com mais de 700 mil pessoas a aderirem à prática de exercício físico. Os números devem-se a um resultado de uma recuperação notável após os anos de 2020 e 2021, que foram marcados por uma redução no número de sócios e membros devido aos encerramentos e restrições relacionadas com a pandemia da Covid-19.