Orquestra Jazz de Matosinhos inaugura editora com projeto inédito sobre clássico de George Russell

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 15 jun 2020 (Lusa) -- A editora CARA, da Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), inaugurou hoje o catálogo com a publicação, em vídeo e áudio, de "Jazz in The Space Age", de George Russell, num concerto realizado na Casa da Música, em novembro passado.

O disco "seminal e histórico" do compositor, pianista e chefe de orquestra norte-americano, originalmente editado pela Decca, em 1960, constitui um marco na história do jazz, como destaca a OJM, e nunca tinha sido recriado ao vivo, desde o momento da sua gravação, o que faz deste "um registo muito relevante e importante internacionalmente".

O projeto trouxe um desafio adicional à OJM, pois perante a ausência de partituras - "Jazz in The Space Age" combina música escrita e improvisada -, foi necessário fazer uma transcrição dos arranjos por Telmo Marques.

O palco foi partilhado pela OJM com os pianistas João Paulo Esteves da Silva e José Diogo Martins, duas gerações diferentes do jazz português.

Com direção musical de Pedro Guedes, "Jazz in The Space Age" foi gravado e misturado por Carlos Lopes, e é composto "Chromatic Universe, Part 1", "Dimensions" e "Chromatic Universe, Part 2", no lado A; "The Lydiot" "Waltz from Outer Space" e "Chromatic Universe, Part 3", no lado B.

George Russell desenvolveu a primeira teoria musical nascida das entranhas do jazz, ao estabelecer um "tratado" de harmonia baseado nas especificidades tonais e cromáticas que o diferenciavam da música de tradição europeia, em estudos como "Lydian Chromatic Concept of Tonal Organization".

A nova abordagem à criação musical foi revolucionária e mudou o percurso de figuras como Miles Davis, John Coltrane e Ornette Coleman -- o famoso álbum "Kind of Blue", de Miles Davis, e todo o jazz modal não teria existido sem as ideias de George Russell, recorda a OJM.

"Jazz in The Space Age" será "o primeiro projeto a estar disponível com o selo CARA -- Orquestra Jazz de Matosinhos", disse à Lusa fonte da editora, que tem como objetivo promover e divulgar "conteúdos artísticos multidisciplinares".

De acordo com esta fonte, há já outras edições programadas, nomeadamente, da cantora Rebecca Martin com a OJM, numa gravação efetuada no estúdio da orquestra na Real Vinícola, em janeiro deste ano.

Com o intuito de ser um reflexo da atividade da OJM, a editora CARA -- Orquestra Jazz de Matosinhos é "uma voz livre que pretende materializar a ação da 'big band' e dos que a rodeiam", acrescenta.

PM // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.