Covid-19: Câmara de Almeida considera "importante" a reabertura de fronteiras com Espanha

| País
Porto Canal com Lusa

Almeida, Guarda, 04 jun 2020 (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Almeida, no distrito da Guarda, considerou hoje "importante" a decisão do Governo espanhol em reabrir as fronteiras com Portugal a 22 de junho, por permitir o regresso das relações transfronteiriças.

"Esta abertura [das fronteiras] é importante para os nossos territórios", disse hoje António José Machado à agência Lusa.

O autarca ainda espera "que haja uma clarificação" da parte das autoridades dos dois países relativamente à data da reabertura das fronteiras, mas reage com "satisfação" ao anúncio feito hoje pela ministra da Indústria, Comércio e Turismo espanhola, Reyes Maroto.

"No caso de França e de Portugal, quero confirmar que a partir de 22 de junho as restrições à mobilidade terrestre serão eliminadas", disse a ministra, num encontro com a imprensa internacional, acrescentando que, "em princípio, as quarentenas serão eliminadas".

Segundo o presidente do município de Almeida, onde se situa a fronteira de Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro, o anúncio é recebido com "satisfação por parte de quem sente os territórios de fronteira".

"Sem dúvida que a nossa restauração e a nossa parte comercial ansiavam [pela reabertura das fronteiras], para reatarmos as nossas relações transfronteiriças e as trocas comerciais que são diárias", justificou.

António José Machado lembrou que participou em fóruns com as várias Eurocidades que abrangem territórios de ambos os países e a reabertura das fronteiras "era uma reivindicação que estava a ser feita há quase um mês".

A manterem-se as fronteiras fechadas por mais tempo, "seria muito complicado para as casas comerciais, estabelecimentos de restauração e de serviços" de ambos os territórios, admitiu.

O Governo espanhol antecipa assim a data de abertura das fronteiras em uma semana, depois de ter anunciado em 25 de maio que ia levantar as restrições ao movimento de pessoas, nomeadamente a turistas estrangeiros, apenas em 01 de julho.

Contudo, o ministro dos Negócios Estrangeiros português já se manifestou surpreendido com o anúncio por Espanha de uma reabertura da fronteira comum a 22 de junho e sublinhou que quem decide sobre a reabertura da fronteira portuguesa "é naturalmente Portugal".

"Fomos surpreendidos com estas declarações da ministra responsável pelo Turismo [de Espanha], que 'anuncia' a reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha para o próximo dia 22 de junho", disse Augusto Santos Silva à Lusa, frisando que o anúncio "não se inscreve" no quadro de "cooperação estreita" entre os dois Governos para a gestão da fronteira comum.

"Quem decide sobre a abertura da fronteira portuguesa é naturalmente Portugal e Portugal quer fazê-lo em coordenação estreita com o único Estado com o qual tem uma fronteira terrestre, Espanha", acrescentou, precisando que já estão a ser pedidos "esclarecimentos ao Governo de Espanha".

As autoridades espanholas encerraram as fronteiras em meados de março, com a entrada em vigor do estado de emergência, exceto a residentes, trabalhadores transfronteiriços e camionistas, a fim de impedir a propagação do coronavírus.

ASR (FPB/MDR) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.