Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA voltam a cair e ficam abaixo dos 2 milhões

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 04 jun 2020 (Lusa) -- Quase 1,9 milhões de pessoas solicitaram o subsídio de desemprego nos EUA na semana passada, o nono declínio consecutivo desde que os pedidos dispararam em meados de março, divulgou hoje o departamento do trabalho norte-americano.

Apesar do decréscimo, o número semanal de pedidos ainda é mais do dobro do registado antes da pandemia de covid-19.

O número total de pessoas a receber o subsídio de desemprego, por seu turno, ascendeu, no período em causa, a 21,5 milhões, com as recontratações a compensar alguns despedimentos.

Desde meados de março, 42,7 milhões de pessoas pediram subsídio de desemprego nos Estados Unidos, no entanto, algumas já conseguiram regressar ao mercado de trabalho.

Além dos trabalhadores em regime de 'lay-off' que se candidataram ao subsídio de desemprego, outros 623 mil candidataram-se a um novo programa para trabalhadores por conta própria.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 385 mil mortos e infetou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

PE // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.