Regulamento municipal que impede touradas em Viana em consulta pública

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 17 mai (Lusa) - Atividades como comércio, guarda, criação e espetáculos com animais vão passar a necessitar de autorização municipal em Viana do Castelo, segundo prevê um regulamento aprovado pelo executivo local, a partir de hoje em consulta pública.

Segundo explica a autarquia no documento agora em consulta pública, o projeto de Regulamento Municipal de Proteção de Animais representa uma transposição da legislação sobre "a proteção dos animais contra a ação do homem", a qual "define a competência das câmaras municipais" para autorizar atividades que envolvem animais.

Esta regulamentação ainda não tinha sido transposta localmente, acontecendo agora, nove meses depois de a autarquia não ter conseguido travar a realização de uma tourada no concelho durante as festas d'Agonia.

O documento assume o objetivo de "promoção do bem-estar animal", na "salvaguarda contra atos ou práticas que, infligindo injustificadamente sofrimento ou mesmo a morte aos animais, não são compatíveis com o desenvolvimento civilizacional ou cultural dos povos que integram a União Europeia", lê-se no preâmbulo do documento, publicado hoje em Diário da República e em consulta pública durante 30 dias úteis.

Precisamente um dos efeitos práticos deste regulamento será a possível proibição de realização de espetáculos tauromáquicos.

A autarquia, liderada por José Maria Costa, mantém a declaração, aprovada em reunião de câmara a 27 fevereiro de 2009, de "antitouradas", a primeira do género em Portugal, não autorizando, por isso, a realização de qualquer espetáculo do género em terrenos públicos ou privados, alegando os maus-tratos que são infligidos aos animais e a ausência de tradição local.

Em declarações recentes à agência Lusa, a federação das atividades taurinas "Prótoiro" confirmou que pretende realizar uma nova corrida de touros em Viana do Castelo, apesar de o novo regulamento municipal não o permitir.

"Em agosto voltaremos a organizar uma corrida de touros em Viana do Castelo, nos mesmos moldes do que foi feito em 2012. Não damos qualquer valor a esta nova questão [regulamento], é uma tentativa de obter protagonismo", afirmou Diogo Costa Monteiro, presidente da comissão executiva da "Prótoiro".

Depois de o tribunal ter viabilizado a corrida de touros de 19 de agosto de 2012 - a primeira em quatro anos e que juntou mais de 2.300 pessoas -, ao aceitar a providência cautelar interposta pela "Prótoiro", José Maria Costa afirmou que se fosse necessário voltaria a submeter ao executivo municipal uma nova declaração, para não autorizar a realização de qualquer tourada no concelho.

Este novo regulamento refere que a utilização de animais "em quaisquer espetáculos ou eventos congéneres", deverá respeitar a legislação sobre a defesa e bem-estar dos animais, sendo "por conseguinte proibidos os espetáculos em que se inflijam sofrimento ou lesões aos animais".

Estipula ainda que a realização de espetáculos públicos que utilizem animais - assim como a sua criação, guarda, aluguer, transporte e exposição - "carece de prévia autorização" da Câmara, "precedida" de uma vistoria por parte do Serviço Municipal de Veterinária, a quem compete verificar se "as condições previstas na lei destinadas a assegurar o bem-estar e a sanidade dos animais são cumpridas".

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.