Covid-19: Testes indicam 10 vezes mais enfermeiros e assistentes infetados no Hospital de Santo António, no Porto

Covid-19: Testes indicam 10 vezes mais enfermeiros e assistentes infetados no Hospital de Santo António, no Porto
| País
Porto Canal com Lusa

O número de enfermeiros e assistentes operacionais dos hospitais de Santo António e Santa Maria infetados com covid-19 pode ser dez vezes superior ao que se julgava, segundo os resultados de testes feitos a estes profissionais.

A estimativa parte dos resultados de testes serológicos feitos nos dois hospitais, em Lisboa e no Porto, da responsabilidade da Fundação Champalimaud, em associação com a Ordem dos Enfermeiros.

Os números hoje divulgados mostram que das pessoas testadas no Hospital de Santo António, no Porto, há 10 vezes mais infetados do que o número identificado anteriormente, e que no Hospital de Santa Maria o número de infetados é 11 vezes superior.

O rastreio sorológico foi feito a 657 profissionais, 206 enfermeiros e 141 assistentes no Hospital de Santo António, e 184 enfermeiros e 126 assistentes no Hospital de Santa Maria.

Os resultados hoje divulgados pela Fundação Champalimaud e pela Ordem dos Enfermeiros mostram que no Porto 8,4% dos profissionais foram infetados, mas na maioria assintomáticos e sem nunca antes terem sido identificados com a covid-19. Em Lisboa a percentagem foi de 6,5%.

"O resultado permite-nos fazer a extrapolação para toda a população de enfermeiros e assistentes operacionais dos referidos hospitais, concluindo então que o verdadeiro número destes profissionais infetados é muito superior ao identificado", diz a Ordem dos Enfermeiros em comunicado, reforçando o que tem defendido, que é preciso, em relação aos profissionais em causa, "testar, testar, testar".

"É inegável que tivemos enfermeiros e assistentes operacionais sem sintomas, mas infetados a prestar cuidados de saúde, pondo em causa a segurança dos cuidados, situação que poderia ser evitada com um reforço dos testes e, por outro lado, com equipamento de proteção individual adequado", diz a Ordem, considerando urgente que os enfermeiros sejam testados periodicamente e não apenas quando têm sintomas evidentes.

No Hospital de Santo António, de um total de 359 enfermeiros e 258 assistentes operacionais expostos, foram testados 347 profissionais. Os testes mostraram que 8,3% dos enfermeiros e 8,5% dos assistentes tinham sido infetados.

No Hospital de Santa Maria, de uma população total exposta de 355 enfermeiros e 188 assistentes, foram feitos testes sorológicos a 310 profissionais. Concluiu-se com os testes que tinham sido infetados 7,6% dos enfermeiros e 4,7% dos assistentes.

Os testes sorológicos permitem detetar se as pessoas que foram infetadas de forma assintomática ou com sintomas ligeiros, e que nunca sequer perceberam que estiveram infetadas, têm anticorpos para o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

O novo coronavírus, que provoca a covid-19, já provocou mais de 297 mil mortes e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas, segundo um balanço da AFP.

Em Portugal morreram 1.184 pessoas das 28.319 confirmadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

O país entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.