Covid-19: Tráfego na rede de concessionárias da APCAP cede 11% no 1.º trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 mai 2020 (Lusa) -- O tráfego na rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) cedeu 11% no primeiro trimestre para 12.951 veículos por dia, impactado pela pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

"A rede APCAP registou uma quebra acentuada no tráfego do primeiro trimestre do ano, de 11%, com a última quinzena do mês de março a penalizar os dados globais devido à pandemia de covid-19. Os primeiros dois meses do ano registaram um crescimento de 5%", indicou, em comunicado, a associação.

A rede da APCAP compreende uma extensão de 3.580 quilómetros, pelo que a redução verificada de 14.534 veículos por dia para 12.951 traduz-se em menos 515 milhões de quilómetros percorridos.

As maiores reduções registaram-se no Algarve, designadamente, cerca de 17% na N125, que liga Vila do Bispo a Vila Real de Santo António, e 11% na Via do Infante, que faz a ligação entre Lagos e a fronteira de Castro Marim/Vila Real de Santo António.

Nestas duas vias foram percorridos menos 44 milhões de quilómetros nos primeiros três meses do ano.

Por sua vez, a zona da grande Lisboa e o Litoral Oeste registaram, no período em causa, uma diminuição de 13%.

De acordo com a APCAP, esta redução "está em linha" com a dos países que introduziram restrições à circulação na mesma altura, como Áustria, Dinamarca, Holanda, Polónia e países dos Balcãs, não existindo ainda estatísticas de países mais próximos de Portugal.

"A redução de tráfego causada pelas restrições de circulação impostas pelas medidas de confinamento afetou fortemente a atividade das concessionárias" vincou, em comunicado, o presidente da APCAP, António Nunes de Sousa.

Para o segundo trimestre, a associação perspetiva um resultado "substancialmente inferior" em termos de tráfego, provavelmente "o pior" desde que existem estatísticas da APCAP.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 297 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.

Portugal contabiliza 1.184 mortos associados à covid-19 em 28.319 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 9 mortos (+0,8%) e mais 187 casos de infeção (+0,7%).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num "grande confinamento" que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

PE // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para os condutores. Preços dos combustíveis voltam a descer na próxima semana

A partir de segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, uma vez que o preço dos combustíveis vai voltar a descer.

Ministro da Agricultura admite que Banco de Fomento não está a corresponder 

O Ministro da Agricultura e das Pescas diz que o Banco de Fomento não tem a utilidade que devia ter.
Apesar da crítica, José Manuel Fernandes espera que, no futuro, venha a ser um instrumento mais vantajoso, lembrando que é importante executar os fundos europeus para que não haja cortes orçamentais nos próximos anos.

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta sexta-feira.