Covid-19: Nove idosos infetados retirados de lar em Loures

| País
Porto Canal com Lusa

Loures, Lisboa, 12 mai 2020 (Lusa) -- Nove idosos infetados com covid-19 foram hoje retirados do lar onde se encontravam, no concelho de Loures, em Lisboa, por determinação do delegado de saúde, para que o andar onde estavam pudesse ser desinfetado.

Em declarações à agência Lusa, o vereador com o pelouro da Coesão Social e Habitação na Câmara Municipal de Loures, Gonçalo Caroço (CDU), explicou que foi necessário retirar os utentes e colocá-los num lugar alternativo.

"A Comissão Municipal da Proteção Civil decidiu ativar um espaço que está preparado para [funcionar como] lar, ainda não tem o processo complemente concluído, mas estava disponível e, portanto, foi acionado esse local", disse, acrescentado que os idosos "já lá estão".

De acordo com o autarca, a desinfeção será feita na quarta-feira, indicando que os utentes poderão regressar ao lar, na localidade de Montemor, no dia seguinte.

Gonçalo Caroço alertou ainda que os nove casos "apareceram agora" e que o município aplicou a "medida que a autoridade de saúde decidiu", referindo que há mais casos de doentes, mas estão hospitalizados.

"São nove. apareceram agora e, como tal, teve de ser tomada esta decisão", realçou.

Segundo Gonçalo Caroço, os nove doentes não terão de ser hospitalizados, para já, estando pendentes de "decisões médicas" caso haja evolução.

Com 28 utentes, o lar, em conjunto com a Segurança Social, conseguiu apoio da Cruz Vermelha, que está a acompanhar os nove idosos infetados com a covid-19 e os restantes que não tiveram de abandonar o espaço.

À Lusa, o vereador revelou que a operação foi feita pelos Bombeiros Voluntários de Loures e coordenada pela Proteção Civil, contando também com a presença da Polícia Municipal.

De acordo com o sítio oficial da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o alerta foi dado às 08:20 e estiveram 22 operacionais e 13 veículos no local.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 283 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Quase 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.144 pessoas das 27.679 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

 

JML // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.