Covid-19: Campeonato alemão de futebol vai ser retomado em 15 de maio

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 06 mai 2020 (Lusa) - O campeonato alemão de futebol vai ser retomado em 15 de maio, dois meses depois de ter sido suspenso devido à pandemia de covid-19, comunicou hoje a Liga Alemã de Futebol (DFL) aos clubes, segundo revelou a AFP.

De acordo com a agência de notícias francesa, que relata uma informação confirmada pela DFL, os 36 emblemas dos dois principais escalões já foram informados da data de recomeço da Bundesliga e da Bundesliga 2, depois de o governo germânico ter autorizado o arranque das competições a partir da segunda quinzena de maio, à porta fechada.

Desta forma, a 26.ª jornada da Bundesliga, que deveria ter sido disputada entre 13 e 16 de março, vai ter lugar a partir de sexta-feira da próxima semana, dia 15 de maio.

Tudo indica que o encontro inaugural da ronda seja o Fortuna Dusseldorf-Paderborn, como estava previsto acontecer em março, mas os detalhes do regresso da competição serão discutidos numa reunião da DFL, na quinta-feira.

Em 16 de março, dias depois de a 26.ª jornada ser adiada, o principal campeonato alemão de futebol foi suspenso, então até 02 de abril, e depois por tempo indeterminado, para agora ter 'luz verde' para regressar.

Após a ronda 25, concluída em 11 de março, o Bayern Munique, que procura o 30.º título e oitavo consecutivo, é o líder da prova, com 55 pontos, contra 51 do Borussia Dortmund, 50 do Leipzig, 49 do Borussia Mönchengladbach e 47 do Bayer Leverkusen, quando faltam disputar nove jornadas.

Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados - nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América - ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.

Os campeonatos de futebol de França e Países Baixos foram, entretanto, cancelados, enquanto o da Alemanha teve hoje permissão para voltar e Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam igualmente o regresso.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infetou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

MO (PFO) // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.

Miguel Coelho: "É a vitória mais especial da minha carreira"

O FC Porto sagrou-se Tetracampeão Nacional de voleibol feminino após vencer o PV Colégio Efanor pela margem máxima na grande decisão da temporada 2023/24. No rescaldo do quinto e derradeiro jogo da final do play-off, Miguel Coelho descreveu um momento de “enorme felicidade” e do “dia mais feliz da carreira”, enquanto Joana Resende falou em nome de “um grupo forte com os valores do clube” recheado de atletas “dignas de representar o símbolo” portista.

Pinto da Costa: "Esta secção vai continuar a dar muitas alegrias aos portistas"

O tetracampeonato nacional de voleibol feminino tem “um significado duplamente especial” para Jorge Nuno Pinto da Costa: primeiro porque se trata de uma secção por quem o dirigente nutre “grande carinho e amizade”, segundo porque é “o último título que o FC Porto conquista” durante os 42 anos de presidência.