Covid-19: Comédias do Minho dão vida a teatro radiofónico e mantêm ligação ao público

| Norte
Porto Canal com Lusa

Paredes de Coura, Viana do Castelo, 06 mai 2020 (Lusa)- A companhia Comédias do Minho apostou no teatro radiofónico para ganhar nova vida fora dos palcos e chegar, através das ondas hertzianas, ao público do vale do Minho, afastado das salas de espetáculos por causa da covid-19.

"Sentimos necessidade de continuar ligados às pessoas que nos costumam estar próximas e quisemos, sem pôr em causa aquilo em que acreditamos e a forma como olhamos para o teatro (...). Este desejo de relação com as rádios locais era um sonho já com algum tempo, aliás, porque temos a nossa própria rádio digital. Era nosso desejo criar ligação com as rádios locais, mas nunca tivemos capacidade e tempo para o fazer. Neste momento, surgiu essa oportunidade e decidimos fazê-lo", afirmou hoje à agência Lusa a diretora artística da companhia de teatro criada em 2003, por cinco dos dez municípios do distrito de Viana do Castelo.

Ainda em fase de adaptação à nova realidade imposta pela pandemia causada pelo novo coronavírus, a reinvenção da companhia através do teatro radiofónico pretende, segundo Magda Henriques, "estabelecer e fortalecer a relação com as rádios locais e, por isso, com o território e as pessoas do lugar", mas também para "revisitar textos clássicos que ajudam a compreender melhor o que se está hoje a viver".

As quatro sessões de teatro radiofónico, nas rádios Vale do Minho e Cultural de Cerveira, receberam o nome de "Hoje é Dia de Clássico" e, por serem ao domingo, as Comédias do Minho relacionaram-nas "com os clássicos da bola, da moda ou das famílias".

"A noção de clássico, nestes clássicos que vamos trabalhar, são os textos de teatro, que são uma referência e que continuam a interpelar-nos e a comover-nos", especificou Magda Henriques.

A Rádio Vale do Minho, com frequências diferentes, consegue alcançar quatro dos cinco concelhos que a criaram, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença. Já a Rádio Cultural de Cerveira emite para o concelho para Vila Nova de Cerveira.

O projeto começou no último domingo com a versão radiofónica de "Antígona", de Sófocles, com o segundo episódio da tragédia grega a ser emitido no próximo domingo.

A peça prevista para o terceiro domingo "é uma surpresa", segundo a companhia, e, para o último, está reservado o FitaVale, o Festival Itinerante de Teatro de Amadores do Vale do Minho, com uma montagem de textos do um antigo programa radiofónico.

"Desta vez, não podendo estar todos juntos, vamos criar para a rádio, também, um clássico da rádio, a partir dos textos de um programa da Rádio Comercial dos anos 80, que era o 'Pão com Manteiga'. Vão estar os nossos amadores a trabalhar a partir desses textos que são um clássico da rádio em Portugal", explicou a diretora artística da companhia Comédias do Minho.

Transmitido aos domingos de manhã, a partir de maio de 1980, "Pão com Manteiga" mobilizou, ao longo dos anos, escritores, jornalistas e radialistas como Mário Zambujal, Bernardo Brito e Cunha, Eduarda Ferreira, Orlando Neves, Joaquim Furtado, José Fanha, José Duarte, Artur Couto e Santos e Carlos Cruz, tendo dado origem a dois livros, uma revista e um suplemento no antigo vespertino A Capital.

A diretora das Comédias do Minho, Magda Henriques, espera que, no futuro, este novo modelo para rádio possa vir a "complementar" o trabalho desenvolvido pela companhia junto do público do Vale do Minho.

"O nosso desejo é que tenha continuidade. Pelo menos durante o tempo em que não for possível estarmos como gostaríamos, que é todos juntos. Quem sabe se para além disso podemos dar-lhe continuidade num futuro mais alargado, sem substituir a presença, mas que possa também ser uma forma complementar dessa presença. Não sabemos. Neste momento, estamos só a experimentar o que conseguimos, fazer porque estamos a aprender a fazer", referiu.

Os vários episódios podem ser ouvidos em direto na Rádio Vale do Minho e na Rádio Cultural de Cerveira, aos domingos, às 18:30, e, nos dias seguintes, na plataforma digital da Rádio Comédias - A Imaginação Sem Fios, no Soundcloud, Spotify, Apple Podcasts e restantes plataformas de 'podcasts'.

As Comédias do Minho são um projeto cultural dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira.

O grupo, com sede em Paredes de Coura, assenta a sua atividade em três eixos de intervenção - o teatro, mas também um projeto pedagógico -, apostando na formação artística de jovens, e um projeto comunitário, difundindo e dinamizando projetos das comunidades, apoiando também a formação de grupos de teatro amadores.

ABC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão

A circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia 20 de maio nas Avenidas Marechal Humberto Delgado, Carlos Bacelar e dos Descobrimentos em Vila Nova de Famalicão, devido à realização de trabalhos de limpeza da vegatação nos separadores centrais das respetivas vias rodoviárias.