Covid-19: Músicos portugueses criam e gravam músicas e até álbuns em casa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 mai 2020 (Lusa) -- Vários músicos portugueses têm aproveitado o confinamento para criar e gravar, prova disso são músicas como "You feel like home", de David Fonseca, e "Transtorno", de Gisela João, álbuns e compilações partilhados 'online' nas últimas semanas.

No dia de Páscoa, 12 de abril, David Fonseca usava as suas páginas nas redes sociais para partilhar o tema "You feel like home", que conta com a participação da modelo e atriz Ana Sofia Martins, e respetivo vídeo, ambos gravados "totalmente em casa".

A acompanhar o vídeo, o músico partilhou um texto no qual afirma que "quase todos os momentos mais difíceis" da sua vida "tiveram na criatividade uma resposta à altura, transformando-os em algo mais positivo, mais fácil de carregar".

"Chegados até aqui e ao momento difícil que todos atravessamos, o meu ímpeto é o mesmo: criar", escreveu.

A música "You feel like home" foi "misturada e masterizada à distância" e "acabou por ser alvo de um 'lyric video' a partir de um jogo de tabuleiro, uma tarefa de dias que fez valer a pena a desarrumação generalizada de uma das divisões da casa".

Gisela João escolheu o dia 26 de abril para partilhar nas suas páginas nas redes sociais o tema "Transtorno", e respetivo vídeo.

"Estava em casa, já em quarentena e perguntei ao meu amigo André Tentugal, que estás a fazer? Ele diz-me: 'Olha, estava aqui no piano a fazer músicas'. Pedi-lhe que me enviasse, e deixei-me levar, fui cantando e experimentando melodias, até que encontrei um poema belíssimo que o Samuel Úria me ofereceu há meses que encaixou perfeito com a música, é que sendo sem tempo é por isso, também, uma tradução dos tempos que vivemos", escreveu.

Gisela João pediu ainda ao músico Nic Hard, "na Nova Zelândia, em casa, para ajudar com o som".

O tema com Gisela João não foi o único que André Tentúgal criou em confinamento. Esta semana, o músico partilhou "Changes", feita em parceria com o "parceiro músical de longa data" Eurico Amorim.

"Fizemos uma canção sobre a mudança a que fomos obrigados, mas que em parte pensamos ser bem necessária. A voz, roubamos ao David Bowie", escreveu André Tentúgal sobre o tema, que teve mistura e masterização de João Bessa e foi partilhado em vídeo com texto de Raquel Rodrigues.

"Luz" foi o que o músico e produtor Moullinex decidiu partilhar, em abril, com quem o segue nas redes sociais.

"Filmado em Abril de 2020, com um iPhone e binóculos, de um carro. Os 'performers' utilizaram o isolamento em que todos vivemos como uma plataforma para a expressão individual e como mensagem de esperança. 'Luz' foi gravada por mim e cantada por GPU Panic durante a quarentena", escreveu sobre o tema e respetivo vídeo, dirigido por Bruno Ferreira e Bráulio Amado, e editado por Sérgio Pedro.

Já o cantor João Pequeno decidiu partilhar com o mundo que "Amanhã vai ser melhor".

"Primeiro surgiram os versos, depois o piano. Juntou-se um coro de artistas portugueses [Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda, dos Virgem Suta, de Marlon, Salsa e Nena, d'Os Azeitonas, de Via e de Bruno Vasconcelos], que a partir das suas casas ajudaram a dar voz a esta ideia. Ao fim de 72 horas, a música estava pronta e ganhava forma em videoclipe com imagens do mundo real que hoje vivemos", refere o agenciamento do artista, em comunicado.

António Zambujo e Boss AC optaram por criar novas versões de temas seus, "Pica do 7" e "Tu é mais forte", respetivamente, com as letras adaptadas ao momento atual, em que o mundo lida com a pandemia da covid-19.

Mas o confinamento não gerou apenas 'singles'. O 'rapper' Karlon e o produtor Madkutz criaram um álbum, "Em 5 dias".

O álbum, composto por oito temas, foi divulgado em 07 de abril no Youtube e na página de Karlon no Bandcamp, plataforma onde pode ser comprado.

Nesta altura de confinamento foram também criadas compilações.

Na sexta-feira, Dia Mundial do Jazz, o carimbo Porta-Jazz, da associação cultural com o mesmo nome, editou "De Porta Aberta", "um álbum composto por 39 solos de músicos confinados em casa a cumprirem a quarentena".

"Convidados a gravar um tema com duração máxima de três minutos, que fosse possível de reproduzir ao vivo, os músicos ligados ao Carimbo Porta-Jazz surpreenderam e o resultado é tão eclético como único nesta poética dicotomia que traduz os tempos de hoje, separados mas ainda assim juntos", refere a associação em comunicado.

O álbum custa dez euros e pode ser adquirido no 'site' da Porta-Jazz. O valor das vendas "reverte para os músicos e restantes profissionais envolvidos".

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com os números da Direção-Geral da Saúde divulgados na quinta-feira.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

JRS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.