Carta escrita no Titanic no dia do naufrágio do vai ser leiloada este mês em Inglaterra

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 01 abr (Lusa) -- Uma carta que foi escrita a bordo do Titanic no dia do naufrágio do paquete, a única conhecida até à data, vai ser leiloada este mês em Inglaterra, anunciou hoje a leiloeira responsável pela venda pública.

Redigida por Esther Hart, uma sobrevivente do Titanic, a missiva nunca chegou a ser enviada.

Esther Hart, de nacionalidade britânica, pretendia enviar a carta para a sua mãe, após a partida do navio de Southampton, no sul de Inglaterra, a 10 de abril de 1912.

A missiva foi redigida na noite de 14 de abril de 1912, pouco antes de o paquete ter batido contra um iceberg.

O marido de Esther Hart, Benjamin, figura entre as 1.500 vítimas do acidente. Esther e a sua filha Eva foram socorridas.

A criança, que tinha então sete anos, tornou-se numa das sobreviventes do Titanic mais conhecidas da opinião pública. Eva Hart morreu em 1996.

Adquiridos há cerca de 20 anos por um colecionador, a carta e o respetivo envelope estão atualmente nas mãos da sociedade leiloeira Henry Aldridge & Son.

O lote com os dois objetos vai ser leiloado a 26 de abril em Devizes, sudoeste de Inglaterra, e poderá atingir os 120.000 euros.

"A importância desta carta é grande. Que tenhamos conhecimento, é a única que foi escrita naquele fatídico dia", afirmou Andrew Aldridge, da leiloeira responsável pela venda pública.

Na missiva, Esther Hart contava à sua mãe que tinha estado doente no dia anterior. Também escrevia que ela e a sua filha iam cantar na noite seguinte a bordo do paquete.

Anos mais tarde, Eva Hart recordou que a mãe encontrou a carta no bolso de um casaco do pai após o resgate.

Na próxima segunda-feira, uma outra carta, redigida um ano após o naufrágio do paquete por uma sobrevivente norte-americana, vai ser leiloada em Nova Iorque. Escrita em 18 de abril de 1913, a sobrevivente relata na missiva a noite do acidente.

O naufrágio do Titanic é recordado como uma das maiores tragédias marítimas. A bordo estavam 2.227 pessoas, que tinham como destino Nova Iorque.

SCA // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.