Covid-19: Indústria de plásticos de Miranda do Corvo está a produzir maioritariamente para hospitais

| País
Porto Canal com Lusa

Miranda do Corvo, Coimbra, 22 abr 2020 (Lusa) - Uma indústria de plásticos de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, está a produzir sacos maioritariamente para os hospitais portugueses desde que teve início a pandemia da covid-19.

Pedro Almeida, sócio-gerente da Joalplás - Indústria de Plásticos Lda., disse hoje à agência Lusa que a fábrica está a produzir "para cerca de 70% das unidades hospitalares do país", desde o Algarve, Lisboa, até Vila Nova de Gaia e Coimbra, e para alguns clientes privados.

A empresa já fornece os hospitais há 10 anos, mas em março registou-se um forte aumento das encomendas pelo Ministério da Saúde, obrigando-a a trabalhar exclusivamente para as unidades hospitalares até aos primeiros dias de abril.

"Se não fosse este trabalho, estávamos todos em casa em isolamento social", frisou o empresário, salientando que o consumo de plásticos no comércio, restaurantes e hotelaria baixou "brutalmente".

No entanto, as encomendas do Ministério da Saúde passaram a ser mais faseadas e baixaram nas últimas semanas cerca de 20%, obrigando a unidade a reduzir a produção para 80% da sua capacidade.

A diminuição representa uma passagem das 200 toneladas mensais de sacos de plástico para as unidades hospitalares para 160 toneladas, de acordo com Pedro Almeida.

"O Ministério da Saúde precaveu-se para o caos, que, felizmente, não aconteceu, e agora está a consumir 'stocks'", explicou o empresário.

A fábrica tem laborado diariamente com todos os seus 22 empregados, distribuídos por três turnos e adotando todas as medidas de segurança e higienização de combate à covid-19.

A Joalplás produz anualmente mais de 2.000 toneladas de produtos plásticos e apresenta um volume de negócios de cerca de 2,6 milhões de euros.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.