Covid-19: Festival Dias da Música Eletroacústica transmite concertos 'online'

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 20 abr 2020 (Lusa) -- Concertos em direto com músicos do ensemble Dias da Música Eletroacústica (DME) serão transmitidos em direto, a partir de sexta-feira, face ao adiamento do Festival DME, no contexto da resposta à pandemia da covid-19, anunciou hoje a organização.

O primeiro concerto, a transmitir em 'streaming' pelas 18:00, será com a flautista Mafalda Carvalho e o compositor Carlos Caires. As obras para flauta solo em destaque teriam sido interpretadas no âmbito de uma digressão do Ensemble DME, anunciada para o final de março passado, e que teve de ser adiada, tal como as outras iniciativas do certame, por causa da pandemia.

Adiado foi também o lançamento do fonograma "Fragments de Mémoire", uma edição que contempla obras do compositor francês Jean-Sébastien Béreau e e do britânico Christopher Bochmann -- ambos com atividade pedagógica e ambos, em particular Bochmann, conhecedores do meio musical português --, na interpretação da pianista Ana Telles, solista do Ensemble DME, com os músicos convidados Lara Rainho (soprano) e Luís Gomes (clarinete), que será lançado a nível digital num evento duplo, acrescenta a organização do festival.

No sábado, às 18:00, será visionada a obra "Essay VIII", de Christopher Bochmann, enquanto em 02 de maio, à mesma hora, o evento será à volta da obra "Fragments de Mémoire", de Jean-Sébastien Béreau, título homónimo da edição fonográfica e uma encomenda do Festival DME.

No sábado será ainda publicado, na plataforma da Escola Superior de Música de Lisboa, Performance e contexto (perf.esml.ipl.pt), o artigo "Essay VIII: a key work in the piano output of Christopher Bochmann", da autoria de Ana Telles ("Ensaio VIII: uma obra chave na produção para piano de Christopher Bochmann", em tradução livre).

Este projeto tem por objetivo principal a 'performance', o registo audiovisual e a reflexão académica em torno de objetos artísticos, nomeadamente no campo da 'performance' musical.

Antes, o DME estará no evento global de artes telemáticas, a realizar na quarta-feira, Dia da Terra (22 de abril), integrado no evento Earth Day Art Model.

O ensemble apresentará a obra "A Omnisciência é um Colectivo - parte IV", do compositor português Jaime Reis, docente na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Artes Aplicadas, interpretada por Vasco Fazendeiro, aluno desta escola.

Na ocasião serão também interpretadas obras de compositores de conceituadas instituições de ensino como o China College of Music (Pequim), o Mills College (Califórnia) e University of Oxford (Reino Unido) e artistas de países como Espanha, Colômbia, Coreia do Sul, Argentina, Tailândia, Polónia, Austrália, entre outros.

O evento decorrerá durante 24 horas, começando à meia-noite (Universal Time Code UTC), nos Açores, e quando for 01:00 da manhã, em Portugal Continental e na Madeira. A peça do compositor Jaime Reis será transmitida às 15:00 (UTC/TMG+1).

O evento poderá ser visualizado através da página de Facebook: https://www.facebook.com/tavellab.net/.

O responsável pelo Festival DME, Jaime Reis, disse à agência Lusa que as iniciativas visam encorajar a prática musical em período de confinamento.

"Pretendemos assim dar continuidade ao mote '120 anos de Música Eletroacústica para pessoas dos 0 aos 120'", concluiu.

O Festival DME irá ainda promover a 9.ª edição do Concurso Nano Músicos Electroacústicos, a decorrer no Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum (Portugal), em dezembro de 2020, destinado a promover a composição e interpretação de música eletroacústica no contexto do Ensino Artístico Especializado de Música e Ensino Profissional em Portugal.

O festival Dias de Música Electroacústica existe desde 2003, com atividade de criação, programação e formação na área da música erudita contemporânea e electroacústica.

Com direção artística de Jaime Reis, está sediado em Seia, no distrito da Guarda, onde também reside o Ensemble DME. Desde 2017, está também no Lisboa Incomum, que acolhe o programa de residências artísticas, em paralelo com Seia.

Apesar de a atividade do festival se desenvolver maioritariamente em Portugal, a sua ação tem percorrido países como Brasil e Colômbia, China, Coreia, Filipinas e Japão, Espanha, França, Itália, Mónaco e Polónia.

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.