Covid-19: Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra presta apoio psicológico à comunidade educativa

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 17 abr 2020 (Lusa) - O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, disponibiliza uma linha de apoio psicológico gratuita para auxiliar toda a sua comunidade neste período de pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

"O objetivo deste serviço não é fazer um acompanhamento psicoterapêutico, mas sim prestar um apoio pontual a quem necessite de ajuda nesta situação, auxiliando com meios e estratégias para lidarem com o problema", refere a instituição privada de ensino superior, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo Sónia Simões, coordenadora do Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT, a linha funciona desde o início de abril e é dirigida a alunos, funcionários e professores para minimizar o impacto psicológico resultante da covid-19.

A pandemia "está a ter impacto em todas as pessoas e a comunidade do ISMT não está a ser exceção", salienta a docente, em declarações à Lusa.

"Pretendemos passar estratégias para lidar com a pandemia, de forma que mais à frente não existam impactos psicológicos", frisou.

Para Sónia Simões, esta é uma forma também de apoiar os alunos no seu equilíbrio emocional, "para que possam manter a qualidade de ensino".

A linha de apoio funciona durante a semana, através do Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT, em colaboração com o Núcleo [interno] João dos Santos.

Para usufruir do serviço, os interessados devem enviar um 'email' (gapsi@ismt.pt) e, posteriormente, serão contactados para agendamento de sessão através de uma plataforma 'online'.

Para já, segundo Sónia Simões, os pedidos "não têm sido muito expressivos", embora a perspetiva seja de aumento com a publicitação da linha de apoio.

Na maior parte dos pedidos existentes, os alunos "têm mostrado dificuldade em gerir as suas rotinas e os níveis de ansiedade" relacionados com o processo educativo.

O ISMT é frequentado por 1.500 alunos e mais de uma centena de professores e funcionários.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".