Covid-19: Tarifas de água e saneamento com reduções até 80% nas Caldas da Rainha

| País
Porto Canal com Lusa

Caldas da Rainha, Leiria, 08 abr 2020 (Lusa) -- As tarifas de água, saneamento e resíduos sólidos (RSU) nas Caldas da Rainha vão ser reduzidas entre os 50 e os 80% de acordo com os rendimentos dos agregados familiares, numa medida que câmara vai manter até junho.

Os utilizadores domésticos cujo rendimento do agregado familiar seja inferior a 700 euros e os titulares do cartão municipal do idoso beneficiam, já este mês, de uma redução de "80% no total do pagamento mensal das tarifas fixas e variáveis" de água, saneamento e tratamentos de resíduos sólidos, informou hoje a câmara das Caldas da Rainha.

Para os agregados com rendimentos abaixo dos 1.300 euros, ou cujos rendimentos tenham sido reduzidos em 40% e que fiquem abaixo daquele valor, a redução tarifária será de 50%, precisou a autarquia num comunicado.

Considerando "o impacto que este período terá na vida dos portugueses, e em particular dos caldenses e de todos que habitam no concelho das Caldas da Rainha", a câmara isentou ainda do pagamento mensal de todas as tarifas os utilizadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social e das associações sem fins lucrativos.

Às empresas é possibilitada a suspensão de contrato, sem retirada do contador.

As  medidas vigorarão até 30 de junho.

Os utilizadores que cumpram estas condições e pretendam requerer a redução do tarifário, devem fazê-lo em requerimento disponibilizado nas páginas da internet  dos serviços municipalizados (http://www.smas-caldas-rainha.pt/) e da câmara ou nas respetivas juntas de freguesia.

Caso a situação não se enquadre em nenhum dos benefícios previstos, mas se verificar "necessidade absoluta de apoio social", o mesmo deverá ser requerido ao setor da Ação Social no âmbito do Fundo de Emergência Social da câmara, conclui o comunicado.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil. Dos casos de infeção, cerca de 260 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).

 

DA // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.