Covid-19: Urgência Pediátrica do Hospital de Aveiro reabre na quinta-feira

Covid-19: Urgência Pediátrica do Hospital de Aveiro reabre na quinta-feira
| País
Porto Canal com Lusa

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga vai reabrir na quinta-feira o Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Aveiro, que havia sido encerrado após confirmação de profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, foi esta quarta-feira anunciado.

De acordo com uma comunicação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Urgência Pediátrica vai reabrir a partir das 08:00 e até às 20:00, “horário que se manterá até novas indicações”.

“A partir das 08:00 de amanhã, dia 09 de abril, e com toda a segurança, já é possível reabrir o Serviço, ainda que com um horário reduzido”, garante a administração hospitalar.

Segundo esclarece, as crianças que necessitarem de cuidados de urgência “devem, como habitualmente, dirigir-se ao Serviço de Urgência”, fazendo a inscrição em dois espaços distintos, consoante o caso.

“Se vierem encaminhadas pela Saúde 24 ou pelo médico de família com suspeição de infeção pelo coronavírus ou se tiverem sintomas de febre, dores de cabeça e/ou dificuldades respiratórias, farão a sua inscrição na janela exterior, com a inscrição ADMISSÕES COVID, e serão reencaminhadas para a triagem no interior da Urgência Pediátrica”, descreve.

Se as crianças “não tiverem esses sintomas e vierem por outros motivos, deverão fazer a inscrição no interior da Serviço de Urgência de Adultos e devem dirigir-se, pelo exterior, até ao complexo da Consulta Externa de Pediatria”, completa.

O Centro Hospitalar esclarece ainda que a linha de Apoio à Criança Doente, criada aquando do encerramento da Urgência Pediátrica, continuará em funcionamento das 09:00 às 24:00, pelo número 934 062 237 ou e-mail sos.pediatria.aveiro@chbv.min-saude.pt, sendo aconselhada a sua utilização “sempre que haja dúvidas sobre a necessidade de se deslocar ao Serviço de Urgência”.

O Serviço de Urgência Pediátrica, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, encerrou a 17 de março, devido à covid-19 confirmada em alguns profissionais da equipa de Pediatria.

Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).

Dos infetados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.