Covid-19: Empresa de Coimbra e Escola de Enfermagem do Porto criam simulador de treino

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 06 abr 2020 (Lusa) - Uma empresa de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) desenvolveram um simulador que treina enfermeiros de todo o mundo nas tomadas de decisão em doentes com covid-19, foi hoje anunciado.

"O simulador clínico virtual Body Interact permite treinar o processo de tomada de decisão dos enfermeiros que, quando confrontados com casos reais da covid-19, precisam de saber tomar decisões baseadas na melhor evidência disponível de forma rápida e eficaz", explicam as duas entidades, em comunicado enviado à agência Lusa.

Desenvolvido pela empresa Take The Wind (TTW), sediada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, em parceria com a ESEP, o simulador disponibiliza cenários clínicos em enfermagem, gratuitos e em múltiplos idiomas, que "permitem aos atuais e futuros profissionais de saúde o desenvolvimento de competências e habilidades que vão ajudar a tomar melhores decisões".

Citado no comunicado, Miguel Padilha, docente da ESEP e coordenador da equipa de autores que criou histórias clínicas por detrás dos novos casos de covid-19 para profissionais de enfermagem, salienta que a "utilização de doentes virtuais permite aos profissionais treinarem a decisão clínica em qualquer lugar ou hora".

"Os cenários clínicos permitem a aplicação das mais recentes orientações científicas de diagnóstico e tratamento", sublinha a nota.

Além da empresa TTW, líder mundial em tecnologia para a educação clínica, o projeto conta com a colaboração de Paulo Martins, médico intensivista e docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, da enfermeira Sofia Macedo e do médico Abdulelah Alhawsawi, do Patient Safety Center da Arábia Saudita,

Para o diretor executivo da TTW, Pedro Pinto, "é sua responsabilidade social fornecer cenários de treino para ajudar os profissionais de saúde no esforço colossal que estão a realizar para debelar a pandemia, onde os requisitos de segurança individual e dos pacientes são muitos exigentes".

No comunicado, a ESEP reconhece que a utilização desta tecnologia contribui para a melhoria significativa das competências dos profissionais de saúde na hora de tomarem decisões clínicas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 68 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito no domingo pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 295 mortes, mais 29 do que na véspera (+11%), e 11.278 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 754 em relação a sexta-feira (+7,2%).

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.