Covid-19: PSP aposta na pedagogia e avisa que pode agir de forma mais "musculada"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 abr 2020 (Lusa) - A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou hoje, na estação ferroviária de Sete Rios, em Lisboa, uma ação de visibilidade junto dos cidadãos que esperavam pelos transportes públicos, apelando a que só saiam de casa, se for estritamente necessário.

Às 09:00 em ponto, cerca de 30 agentes da PSP deram início a uma ação de sensibilização na estação intermodal de Sete Rios, onde confluem comboios, metro e autocarros.

Devidamente protegidos com máscaras acrílicas, a missão destes agentes, como explicou à agência Lusa a oficial Madalena Rodrigues, passou por sensibilizar as pessoas que utilizam os transportes públicos para a necessidade de permanecerem em suas casas e só circularem na via pública por um dos motivos previstos na declaração do estado de emergência.

"Estamos a fazer uma ação essencialmente pedagógica e também a verificar se as pessoas estão a cumprir o confinamento obrigatório. Sobretudo as pessoas de risco, com mais de 70 anos, doenças crónicas e que tenham uma justificação plausível para saírem de casa", explica Madalena Rodrigues, que sublinha que a ação é educativa mas que, se houver desrespeito das regras impostas, a lei será aplicada.

"Interagimos com as pessoas, fazemos questões básicas, como saber onde vai e, se entendermos necessário, pedimos o cartão de cidadão para comprovar a área de residência. Se os motivos que nos forem apresentados não forem justificação e se o cidadão não acatar, teremos de agir de forma mais musculada e fazer perceber que incorre no crime de desobediência", diz a agente, que avança que, nesses casos, a saída é a detenção para posterior apresentação a tribunal.

Em vésperas da Páscoa, cuja celebração terá de ser necessariamente diferente, como as autoridades políticas e sanitárias têm insistentemente alertado, a responsável da PSP por esta ação em Lisboa deixa alguns conselhos e pede a ajuda de todos os cidadãos.

"Pedimos que todos colaborem connosco e sejam polícias de si próprios. Todos nós temos um policia connosco 24 horas por dia, que é a nossa consciência. Se a seguirmos, o que devemos fazer é ficar em casa", reforça a agente.

À espera de comboio à beira da linha 4, com destino ao Oriente, Madalena Tavares elogia a presença da PSP no local e diz que só a necessidade de trabalhar a tem levado a sair de casa.

"Todos os dias saio de manhã para trabalhar e regresso às 14:00. Quando chego a casa já não saio", garante a empregada de limpeza, que considera que, "quem não está a trabalhar, não tem nada que sair de casa".

Do outro lado da linha, Leuda Mourão e o marido, Claudemir Mourão, viram o comboio com destino a Sintra partir segundos antes de terem conseguido chegar à plataforma. Ambos de máscara, explicam que só saíram de casa, em Rio de Mouro, porque Leuda foi convocada para estar no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

"Convocaram-me para estar hoje no SEF, mas cheguei lá e não estão a atender", conta esta costureira, atualmente sem trabalhar, e que viu com agrado a presença da PSP na estação lisboeta.

"Acho correto. Todos temos de nos prevenir e, se o fizermos, a doença vai embora mais rápido. Se as pessoas continuarem na rua vai demorar muito mais", diz em tom crítico.

Já reformado, Claudemir acompanhou a mulher nesta viagem infrutífera a Lisboa, mas assegura que, com esta exceção, tem permanecido em casa desde o início do período de quarentena, há três semanas.

"Temos consciência de que não podemos prejudicar-nos uns aos outros. Temos de nos manter em casa por isso", diz o brasileiro de 57 anos.

Há sete anos em Portugal, Claudemir elogia as medidas restritivas que foram adotadas no nosso país e lamenta que o Brasil, e particularmente o seu presidente, Jair Bolsonaro, não tenham uma postura semelhante.

"Achei muito infeliz o que ele disse à população. Devia fazer como em Portugal, que implementou esta série de cuidados. Foi precipitado da parte dele e acredito que as consequências vão ser muito maiores", termina.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 60 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 266 mortes, mais 20 do que na véspera (+8,1%), e 10.524 casos confirmados de infeção, o que representa um aumento de 638 (+6,5%), em relação a quinta-feira.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

BYD // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.