Covid-19: Rei de Espanha transmitiu a Marcelo reconhecimento pela posição de António Costa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 abr 2020 (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, informou hoje que falou com o rei de Espanha e que Felipe VI lhe transmitiu "o reconhecimento pela posição tomada pelo primeiro-ministro português", António Costa, na União Europeia.

No dia 26 de março, após uma reunião por videoconferência do Conselho Europeu, António Costa considerou "repugnante" o discurso do ministro das Finanças holandês, Wopke Hoekstra, que sugeriu que a Comissão Europeia devia investigar países como Espanha que afirmam não ter margem orçamental para lidar com os efeitos da crise provocada pela pandemia da covid-19.

No dia seguinte, o Presidente da República declarou-se "solidário" com a indignação manifestada pelo primeiro-ministro português, embora referindo que não tinha acompanhado o que se passou.

De acordo com uma nota hoje divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "falou esta manhã longamente ao telefone com o rei Felipe VI de Espanha, tendo abordado a situação atual nos dois países face à pandemia do Covid-19 e as perspetivas de evolução, nomeadamente também da situação económica e social".

"O rei de Espanha sublinhou o reconhecimento pela posição tomada pelo primeiro-ministro português e ambos os chefes de Estado referiram a importância fundamental da solidariedade no seio da União Europeia", lê-se na mesma nota.

Por sua vez, "o Presidente da República elogiou o papel que o rei Felipe VI tem tido na coesão e na confiança dos espanhóis no futuro", e ambos os chefes de Estado "referiram a colaboração estreita entre os dois países ibéricos".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 59 mil.

Em Portugal, registaram-se 266 mortes e 10.524 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.

IEL // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.