Câmara de Viseu abre concurso de um milhão de euros para manutenção de jardins

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 27 mar (Lusa) -- A Câmara de Viseu decidiu hoje abrir um concurso de mais de um milhão de euros para que diferentes empresas assumam a manutenção de parcelas de jardins e espaços verdes do concelho, por dois anos.

O presidente da autarquia, Almeida Henriques, frisou que o facto de Viseu ser conhecida como "cidade-jardim" implica muitos gastos, uma vez que a este montante há que juntar o pagamento aos jardineiros da Câmara e as verbas previstas para este fim nos protocolos com as Juntas de Freguesia.

"É algo que prezamos todos, mas custa muito dinheiro ao município", frisou, considerando que, no entanto, a maioria dos munícipes concordará que deve ser mantida "esta imagem de marca da cidade".

O concurso diz respeito a uma área de 500 mil metros quadrados e destina-se a trabalhos menos pormenorizados, como manutenções e cortes de relva.

Os trabalhos mais minuciosos e caprichosos, como os efetuados nas rotundas floridas da cidade, continuam a ser tratados pelos jardineiros da Câmara.

Almeida Henriques congratulou-se pela qualidade dos trabalhos dos jardineiros da autarquia, que "são pessoas felizes com o seu trabalho, porque sentem que muita da imagem de Viseu tem a ver com o seu trabalho".

O autarca garantiu que é "sagrado" manter o epíteto de "cidade-jardim", mas sem deixar de ir "explorando soluções mais económicas para o futuro, mais sustentáveis".

A Escola Superior Agrária está já a tentar encontrar soluções para o futuro e Almeida Henriques quer também que as pessoas tratem dos espaços junto às suas casas e prédios, por exemplo, através de contratos entre a autarquia e os condomínios.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.