Três barras fechadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 mar (Lusa) -- As barras marítimas de Esposende, Póvoa de Varzim e São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido ao estado do mar, segundo informação disponível na página da Marinha na Internet.

A Marinha informa também que a barra marítima de Aveiro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 15 metros, devido à agitação marítima.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

Por causa da agitação marítima, o arquipélago da Madeira vai estar na sexta-feira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondas que podem chegar aos sete metros.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Madeira vai estar sob aviso laranja -- que se aplica em situações meteorológicas de risco moderado a elevado - entre as 06:00 e as 21:00 de sexta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com seis a sete metros.

O IPMA colocou também o arquipélago sob aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora, sendo de 100 quilómetros por hora nas terras altas entre as 00:00 e as 23:59 de sexta-feira.

O aviso amarelo implica que o estado do tempo apresenta riscos para determinadas atividades.

O IPMA prevê para hoje nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela céu pouco nublado tornando-se muito nublado a partir do início da manhã, aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do fim da manhã, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Está também previsto vento fraco, tornando-se moderado do quadrante sul no litoral e nas terras altas a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima.

Nas regiões a sul do sistema Montejunto-Estrela, prevê-se céu pouco nublado tornando-se muito nublado a partir do início da manhã, aguaceiros fracos, tornando-se por vezes fortes e com possibilidade de granizo e de trovoada a partir do fim da tarde, vento em geral fraco, sendo moderado a forte do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 60 quilómetros por hora, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura mínima.

Em Lisboa e em Ponta Delgada prevê-se uma temperatura máxima de 16 graus celsius, no Porto e Beja 13, Castelo Branco, Évora, Santa Cruz das Flores e Viana do Castelo 14, Bragança 11, na Guarda 9, Angra do Heroísmo e Faro 15 e Funchal vinte e dois.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.