Covid-19: Vila Real prepara "operação logistica complicada" para evacuar lar

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 26 mar 2020 (Lusa) -- O presidente da Câmara de Vila Real disse que está a ser preparada uma "operação logística complicada" que envolve 50 bombeiros, 22 viaturas e um autocarro para a retirada dos 57 idosos que permanecem no lar.

"Aguardamos a qualquer momento os resultados dos 75 testes à covid-19 feitos na quarta-feira e em função desses resultados desencadearemos uma operação para transportes os utentes para o Porto ou Braga", afirmou Rui Santos após uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil.

Depois de 13 utentes e sete funcionários terem dado positivo para covid-19, procedeu-se à retirada dos idosos do lar, encontrando-se 11 no hospital militar do Porto e dois no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Dentro do lar permanecem 57 residentes, nove funcionárias e nove voluntários do Exército e da Cruz Vermelha Portuguesa.

O presidente reforçou que está a ser preparada uma "operação logística complexa" para a retirada dos idosos, que envolve cerca de 50 bombeiros, 22 viaturas, e outros veículos, como um autocarro.

Os colaboradores serão encaminhadas para as suas casas para cumprirem o isolamento determinado pela delegada de saúde.

A situação do Lar de Nossa Senhora das Dores foi uma das questões abordadas na reunião e, segundo o autarca, depois da evacuação do edifício, na sexta-feira uma equipa do Exército procederá à desinfeção deste espaço.

"Permitirá que o espaço possa ser reutilizado o mais depressa possível em função das necessidades que vierem a surgir", salientou.

O autarca informou que a GNR de Vila Real deteve dois cidadãos no concelho de Vila Real por incumprimento do isolamento profilático, apelando a uma "maior consciencialização" para que "estas situações não voltem a acontecer".

Referiu ainda que está a ser estudada a localização "de uma infraestrutura de campanha para resolver situações que venham a ocorrer", com "150 camas disponíveis, que crescerão à medida das necessidades.

Vai ser também lançada, anunciou, uma bolsa de voluntários que permitirá que "todos os que estejam disponíveis ajudem a câmara e todas as instituições do concelho.

"Contamos com todos, todos somos fundamentais para ganhar esta guerra", frisou.

Rui Santos aproveitou para se congratular com a certificação do laboratório do CHTMAD para o diagnóstico da covid-19", considerando que "resulta da capacidade dos profissionais do centro hospitalar e de uma parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Aproveitou, no entanto para manifestar alguma preocupação relativamente "à falta de reagentes", a qual espera "que se revolva em breve".

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 60 mortes e 3.544 infeções confirmadas.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.