Covid-19: Hospital de Leiria presta apoio emocional a funcionários

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 26 mar 2020 (Lusa) - O Centro Hospital de Leiria (CHL) vai prestar apoio emocional aos seus trabalhadores, que necessitem face a este contexto da pandemia da covid-19, anunciou hoje aquela instituição de saúde.

Os trabalhadores do Centro Hospital de Leiria (CHL) que sintam que a sua saúde mental e a sua estabilidade emocional está a ser afetada pelo atual contexto causado pela pandemia do novo coronavírus vão ter o apoio da instituição.

A medida tem como objetivo impedir a degradação do bem-estar mental dos profissionais do CHL, promover o seu restabelecimento e contribuir para a manutenção da sua saúde, explica uma nota de imprensa.

O apoio emocional será prestado por uma equipa composta por profissionais da área da saúde mental, entre médicos psiquiatras, psicólogos e enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde mental, coordenada pelo diretor do Serviço de Psiquiatria do CHL.

O hospital informa que, caso seja necessário um acompanhamento futuro dos profissionais em consultas de Psiquiatria e/ou Psicologia, o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental assegurará esse seguimento.

Segundo o CHL, o atendimento será feito por videochamada, através da aplicação informática Microsoft Teams, e os profissionais interessados devem solicitar o agendamento via 'e-mail' e confirmar a disponibilidade de horário via telefone.

Caso exista urgência no atendimento, serão também disponibilizados horários de atendimento presenciais para os profissionais, na Consulta Externa de Psiquiatria.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Dos infetados, 191 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.