Covid-19: Unidade móvel de rastreio começou hoje a funcionar na Guarda

| País
Porto Canal com Lusa

Guarda, 25 mar 2020 (Lusa) - A Unidade Local de Saúde da Guarda começou hoje a utilizar uma unidade móvel para rastreio da covid-19, que realizou os primeiros testes na aldeia de Parada, Almeida, onde foi detetada uma mulher infetada com o novo coronavírus.

O veículo, cedido pelos Bombeiros Voluntários da Guarda, iniciou a atividade com a realização de testes a cerca de dez moradores da aldeia de Parada que estiveram em contacto com a mulher infetada, uma emigrante em França, que regressou recentemente a Portugal.

Segundo Luís Ferreira, diretor do serviço de pneumologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, a unidade móvel vai fazer diagnósticos da covid-19, com a realização de zaragatoas, "no domicílio de doentes que têm dificuldade" em deslocar-se ao hospital da Guarda.

"Vai também fazer, se for necessário, em lares de idosos ou outras instituições, evitando a deslocação das pessoas ao hospital. E vai também servir para aqueles doentes que estão em isolamento domiciliário, que já estão doentes, mas que estão em casa porque têm boas condições, e aos quais depois é necessário confirmar a cura. E vai ser necessário fazer zaragatoas nos domicílios desses doentes. E esta unidade irá, depois, lá, proceder à realização desse exame", disse o responsável à agência Lusa.

Com a entrada em funcionamento da 'unidade móvel covid-19', a ULS da Guarda evita "a deslocação de doentes", sublinhou.

A primeira missão decorreu hoje à tarde na aldeia de Parada, Almeida, com a realização prevista de cerca de dez testes a pessoas que estiveram em contacto direto com a mulher infetada pelo novo coronavírus.

Luís Ferreira explicou que a maior parte "dos contactos próximos da doente que foi positiva" já efetuaram testes no 'drive-thru' que está a funcionar no quartel dos Bombeiros da Guarda.

"Alguns destes doentes, quando há dificuldade em se deslocarem, nós, com esta viatura, iremos lá proceder à realização destes exames", disse.

O clínico, que também coordena a equipa multidisciplinar para a covid-19 na ULS/Guarda, referiu que, após a presença na localidade de Parada, a viatura regressa ao quartel dos voluntários daquela cidade e nos dias seguintes "será mobilizada sempre que necessário".

A 'unidade móvel covi-19' é conduzida por um elemento dos bombeiros e inclui dois enfermeiros da ULS que procederão à realização dos exames, segundo indicação da Direção-Geral da Saúde.

Os Bombeiros Voluntários da Guarda disponibilizaram uma ambulância de socorro pré-hospitalar para a ULS realizar os testes domiciliários ao covid-19.

O presidente da direção, Carlos Gonçalves, referiu à Lusa que a instituição, para lá da cedência da viatura, também instalou uma tenda para rastreio junto da urgência pediátrica do hospital local e disponibilizou instalações para funcionamento do 'drive-thru'.

Com o veículo, a corporação de bombeiros da cidade da Guarda disponibiliza meios para que os enfermeiros façam "o rastreio junto das populações" e das pessoas que não se podem deslocar ao hospital, disse.

"Seremos nós [bombeiros] a levar esse rastreio às populações", rematou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera, e 2.995 infeções confirmadas.

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.